Além da carne: acompanhamentos para o tradicional churrasco

Nutricionista Renata Guirau, ensina o que incluir no cardápio para que a preparação ganhe mais valor nutricional

Postado em: 18-04-2024 às 10h00
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Além da carne: acompanhamentos para o tradicional churrasco
Opções como espetinhos de legumes, cogumelos e verduras grelhadas são ótimas opções que podem ser preparados na grelha | Foto: Freepik

Garantia de curtição entre amigos nos finais de semana, o churrasco pode ser uma faca de dois gumes. E claro, a combinação de fogo, carne e cerveja gelada é verdadeiramente irresistível. O churrasco é uma ótima opção para o preparo de uma carne macia, suculenta e saborosa.

De início, é importante ressaltar que existem muitos pratos sem carne que podem ser preparados na grelha. Opções como espetinhos de legumes, cogumelos e verduras grelhadas são ótimas opções para adicionar ao cardápio. E, para que a refeição fique completa, a nutricionista Renata Guirau explica que é importante agregar outros nutrientes. O arroz, mandioca e batata-doce cozidas, batata assada na churrasqueira ou na maionese e as farofas são ótimos exemplos de acompanhamentos. 

“Para completar, acrescentar vegetais faz toda a diferença. Saladas de rúcula ou alface, e vinagretes, que podem ter componentes além dos tradicionais cebola e tomate, costumam agradar bastante”, diz. 

Continua após a publicidade

Renata ensina que outros itens podem ser preparados na churrasqueira e agregar sabor e variedade nutricional à refeição. “Pimentão recheado, milho na manteiga, berinjela, aspargos e cogumelos assados, e espetinhos de legumes, entre outros, são ótimas opções para variar o consumo dos vegetais e equilibrar os nutrientes ingeridos no churrasco. Inclusive frutas como o abacaxi e a banana com canela ficam muito saborosas quando assadas na grelha”.

Para o preparo, cortes já prontos para ir direto para assar são muito práticos e saborosos. “Mas é importante se assegurar que o produto tenha boa procedência, tanto do ponto de vista de qualidade microbiológica (de contaminação) quanto do ponto de vista sensorial para que seja uma carne saudável, macia, saborosa e suculenta”, ressalta a especialista.

A nutricionista ensina os cuidados que se deve ter na hora da compra. “Geralmente, as melhores carnes para churrasco são embaladas a vácuo. Além de garantir um nível de maturação maior, o que dá mais maciez, permite que você possa conferir a data de validade, procedência e aparência”.

A especialista ensina receitas fáceis de fazer de acompanhamentos saborosos e nutritivos para o churrasco:

Espetinho de carne com legumes

1 pimentão amarelo

2 cebolas roxas

2 tomates pequenos 

Cubos de carne bovina 

Sumo de 2 limões 

Sal e pimenta a gosto 

Modo de preparo: Corte os pimentões em quadrados de 3×3 centímetros. Corte as cebolas e os tomates em rodelas grossas. Tempere os legumes e a carne com sal, limão e pimenta a gosto. Monte os espetinhos em sequência: carne, cebola, tomate, pimentão. Leve para assar com a churrasqueira já bem quente até que a carne fique ao ponto. 

Espetinho de vegetais

1 pimentão amarelo cortado em cubos 

1 cenoura média cortada em fatias finas

1 batata-doce roxa cortada em cubos de 1cm de espessura 

2 cebolas médias cortadas em 4 partes 

Espetinhos de churrasco 

Modo de preparo: Monte os espetinhos com pimentão amarelo, cenoura, batata-doce e finalize com a cebola. Tempere com azeite e sal, e leve para a churrasqueira até que os vegetais fiquem bem dourados e macios. Sirva para acompanhar carnes fatiadas e arroz branco. 

Molho barbecue caseiro para costela   

1 peça de costela pequena 

1 cebola ralada

2 dentes de alho ralados

2 colheres de sopa de açúcar mascavo 

Azeite para refogar 

100ml de vinagre de arroz 

100ml de água 

2 colheres de sopa de molho inglês 

2 xícaras de chá de ketchup 

1 colher de sopa de mostarda amarela 

2 colheres de sopa de mel

1 pitada de páprica picante  

1 colher de café de sal 

Modo de preparo: Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o vinagre, o ketchup, o açúcar, a água, a mostarda, o mel e o molho inglês. Misture bem até que tudo incorpore. Tempere com o sal, o cominho e a páprica. Misture novamente. Deixe o molho apurando por cerca de 20 minutos em fogo baixo. Asse a peça de costela na churrasqueira e passe o molho na carne ainda bem quente. 

Pão de queijos para churrasco

5 pães de leite 

1 pote de requeijão 

150g de queijo parmesão

150g de queijo muçarela 

50g de queijo gorgonzola

2 colheres de sopa de manteiga 

Modo de preparo: Derreta a manteiga, rale os queijos e misture tudo até formar uma pasta. Faça cortes nos pães para rechear com o creme de queijos. Asse na churrasqueira até que os queijos derretam, e o pão fique gratinado.

Discos de abobrinha

1 abobrinha brasileira

Sal, azeite e orégano a gosto

Modo de preparo: Corte uma abobrinha brasileira em rodelas de 1cm de espessura. Tempere com azeite, sal e orégano a gosto. Leve para a churrasqueira até que os discos de abobrinha fiquem bem dourados. Sirva como acompanhamento de espetinhos de carne ou frango e salada de batata com maionese. 

Cogumelos grelhados

5 cogumelos portobelo 

1 dente de alho amassado 

2 colheres de sopa de azeite 

Sal e pimenta-do-reino a gosto 

Modo de preparo: Faça uma pasta com o azeite, o sal, a pimenta e o alho amassado. Tempere os cogumelos. Deixe-os com o caule para cima e leve para a churrasqueira até que fiquem dourados. Sirva com arroz temperado e carnes fatiadas.  

Veja Também