11º Festival de Cinema da Lapa tem início nesta quarta (21)

Um dos principais eventos do cinema nacional reúne dezenas de atrações gratuitas na história cidade

Postado em: 21-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 11º Festival de Cinema da Lapa tem início nesta quarta (21)
Um dos principais eventos do cinema nacional reúne dezenas de atrações gratuitas na história cidade

Entre os dias 21 e 25 de novembro, será realizada a 11ª edição do tradicional Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade da Lapa (PR), localizada na Região Metropolitana de Curitiba. Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em parceria com o Instituto Borges da Silveira, o evento se consolidou como uma das principais celebrações do cinema nacional e contará com uma programação gratuita repleta de atrações especiais.

Durante a programação oficial, serão exibidos, gratuitamente, ao longo de cinco dias, mais de duas dezenas filmes, divididos em oito diferentes mostras, além da realização de shows, homenagens e exposições. O evento ocorre em dois espaços selecionados especialmente para o festival: uma enorme tenda instalada na Alameda David Carneiro e a Sala de Exposições Lafaete Rocha, ambos instalados na Praça General Carneiro, no Centro da Lapa.

Continua após a publicidade

O grande destaque da programação ficará por conta da mostra competitiva, que contará com a exibição dos filmes Coração de Cowboy, Benzinho, 10 Segundos Para Vencer e Ferrugem, que serão exibidos, respectivamente, nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro. Outro grande destaque do festival ficará por conta da já tradicional Sessão da Meia Noite, que vai apresentar, na madrugada de sexta (24) para sábado (25), a produção norte americana Virgens Acorrentadas, dirigida pelo paranaense Paulo Biscaia. O filme utiliza de metalinguagem para contar sua trama, apresentando um roteirista que decide fazer um filme de terror de baixo orçamento em uma mansão sinistra. Mas no decorrer das filmagens, o elenco e equipe se deparam com uma família de assassinos sádicos que reescreveu o roteiro da obra.

A programação oficial trará, também, diversos filmes de curta e longa-metragem que vão ser exibidos na Mostra Infantil e na Mostra Infanto-juvenil, voltadas para as escolas; na Mostra Filmados na Lapa, somente com produções locais; e nas mostras Curtas-metragens Paranaenses e Avec-Associação de Vídeo e Cinema do Paraná. Para completar a programação oficial, duas exposições fazem parte do evento e ficarão em cartaz na Sala de Exposições Lafaete Rocha: Teatro Guaíra – Nasce um Ícone, que trará fotografias do acervo de Erick Nissen, e Cinemis, que vai apresentar o acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

Assim em como ocorreu em todas suas edições, o 11º Festival de Cinema da Lapa vai homenagear grandes nomes do cinema nacional com o Troféu Tropeiro da Lapa, que destaca a carreira de grandes artistas brasileiros. Neste ano, o festival vai celebrar a carreira da atriz Nívea Maria, que desembarca na cidade na sexta (23); do ator Osmar Prado, que será homenageado no sábado (24); do diretor paranaense Paulo Biscaia, que será homenageado, na noite de sábado (24,) pelo destaque internacional recebido por seus filmes do gênero horror; e da produtora paranaense Tecnokena, que este ano completa 20 anos de história. 

Mostra Competitiva

A primeira exibição da Mostra Competitiva será o filme Coração de Cowboy, que será apresentado, na quinta-feira (22), às 20h. O filme é dirigido por Gui Pereira e conta a história de um cantor de sertanejo universitário que decide dar um tempo na carreira para regressar a sua cidade natal no interior, onde pretende se reconectar com suas raízes. No elenco os destaques são Gabriel Sater e Jackson Antunes.

Na sexta-feira (23), será a vez da exibição do filme Benzinho, dirigido por Gustavo Pizzi, cujo enredo aborda a vida de um casal que luta há anos para terminar a obra de sua casa e o drama da mãe, vendedora autônoma, quando o  filho mais velho, que joga handebol, é contratado por um grande time da Alemanha e vai deixar a casa dos pais. Já no sábado (24), a partir das 20h, é a vez de 10 Segundos Para Vencer, dirigido por José Alvarenga Jr e que mostra a extraordinária trajetória de Éder Jofre até se tornar um dos maiores boxeadores da história, mesmo sendo um homem dividido entre a paixão pelo esporte e a vida em família, onde pai e filho se unem na busca de um sonho, o de ser um verdadeiro campeão.

Para completar, no domingo (25), a partir das 15h, será a vez do filme “Ferrugem”, dirigido por Aly Muritiba, que foi o grande vencedor do último Festival de Gramado. O filme aborda o drama da adolescente Tati, que adora compartilhar sua vida nas redes sociais, mas que precisa lidar com as consequências, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio. Após a exibição haverá um debate entre o público e o elenco do filme, com a presença do ator global Giovanni de Lorenzi (Deus Salve o Rei), protagonista do filme.

O 11º Festival de Cinema da Lapa é promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira, com produção a cargo de A Labirinto Produtora. Toda programação é gratuita e aberta para a população da cidade e turistas. Os dois espaços dedicados ao evento ficam na Praça General Carneiro, no Centro da cidade da Lapa (PR). Mais informações no sitewww.festivalcinemalapa.com.br, nas redes sociais do evento ou pelo telefone (41) 3622-0055. 

Veja Também