Segunda-feira, 08 de julho de 2024

‘Tra versões’: passagem, espaço e diversidade na faculdade

Alunos do curso de Artes Visuais da UFG realizam exposição na galeria da FAV. Abertura é nesta quinta

Postado em: 22-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Tra versões’: passagem, espaço e diversidade na faculdade
Alunos do curso de Artes Visuais da UFG realizam exposição na galeria da FAV. Abertura é nesta quinta

SABRINA MOURA*

‘Tra versões’ é o nome da exposição dos trabalhos dos alunos egressos da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), que tem início nesta quinta-feira (22), na galeria da faculdade. As obras representam o momento de travessia pela graduação, em que os alunos se colocam diante das próprias versões, traduzidas em seus trabalhos e pesquisas.

Continua após a publicidade

Segundo o professor de História das Artes Samuel de Jesus, a ideia da exposição foi iniciada, no ano passado, justamente para aproveitar a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC) e para apresentar a produção de todos os alunos de dentro da Galeria da FAV, que é um anexo da própria Faculdade de Artes Visuais. “Pensamos em um processo expositivo, baseado na ideia de uma exposição coletiva, inteiramente organizada e digerida pelos próprios alunos, desde o modo de pensar sua montagem, passando pelo trabalho de pesquisa (laboratório) e pela produção do TCC. Levamos esses alunos a já pensar como apresentar uma obra e a relação que ela estabelece com outros trabalhos e com o público”, explica o professor.

O público vai encontrar vários meios de pesquisa realizados pelos alunos, desde a pintura, passando pela fotografia, por instalações e escultura e até por mídias digitais. “Tra Versões é um pouco dessa ideia de passagem, de espaço, de um ponto para outro, pensando também na diversidade dos trabalhos que poderiam se constituir em uma proposta única. A divulgação desse trabalho foi pensada justamente para conversar diretamente com o público”, afirma Samuel.

Apesar de a mostra ocorrer dentro do campus universitário, ela tem como âmbito mostrar para o público as produções realizadas dentro do curso de bacharelado de Artes Visuais e o resultado dessa pesquisa realizada pelos alunos durante os quatro anos de curso. “A mensagem a ser transmitida trabalha um pouco também essa questão do processo interno e externo, ou seja, no próprio universo do aluno e no espaço da galeria”, declara Samuel. “Enquanto docente, nosso trabalho é convidar e levar o aluno a pensar do modo crítico o que é mostrar um trabalho em uma exposição, pensando sobre o olhar dos outros – pessoas que não necessariamente conhece este processo”, completa o educador.

Está é a primeira exposição dos alunos após a saída da graduação que, segundo Samuel de Jesus, possibilita a eles uma visibilidade não só no mercado de arte, mas também para dar continuidade à pesquisa em artes visuais que, em geral, é um processo pouco conhecido pelo grande público.

Estar em Tra versões é, certamente, entender a importância do espaço comum na arte e na sociedade. É entrever, nos entrelaçamentos artísticos, e a si em cada posicionamento.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Tra versões’

Abertura: quinta-feira (21)

Onde: Galeria da Faculdade de Artes Visuais / FAV (campus II – ao lado do edifício da Emac)

Horário: das 8h às 12h e 13h às 17h

Visitação: até 7 de dezembro de 2018

Entrada gratuita 

Veja Também