Mickey Mouse completa 90 anos como a marca do ícone pop

Neste mês de novembro, o camundongo mais amado do mundo comemora seu aniversário com estilo

Postado em: 24-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mickey Mouse completa 90 anos como a marca do ícone pop
Neste mês de novembro, o camundongo mais amado do mundo comemora seu aniversário com estilo

Guilherme Melo*

Eram os loucos anos 20. Calvin Coolidge estava na Casa Branca, os New York Yankees eram os campeões de beisebol, e Mickey Mouse fez a sua estreia nas telas. Em novembro de 2018, o roedor Mickey Mouse, criação do ilustrador Walt Disney, se tornariam a marca de um império global de entretenimento, que completa 90 anos.

Continua após a publicidade

Walt Disney, depois de perder os direitos do coelho Oswald, batizou o camundongo de ‘Mortimer’, nome considerado muito pretensioso pela esposa de Disney, Lilian, que então sugeriu a alteração para ‘Mickey Mouse’. Sua primeira aparição no cinema foi com o curta Plane Crazy, mas foi apenas no ano seguinte, em The Karnival Kid, que teve suas primeiras falas. Walt Disney foi o dublador inicial do personagem até 1946.

Ao longo de seus 90 anos de história, Mickey já fez de tudo um pouco. Foi do cinema mudo para o falado, e, de lá, foi parar na televisão. Não demorou muito para aparecer nos quadrinhos, e virou até personagem de jogos de vídeo game. Além disso tudo, Mickey já participou de duas cerimônias do Oscar e foi o primeiro personagem fictício a ter uma estrela na calçada da fama.

Mickey deixou de ser um personagem há muito tempo. Criado numa época de crise, foi o ponto de partida para o crescimento de uma das maiores empresas do mundo, a Walt Disney World. Além disso, o personagem se tornou, por meio de seu comportamento, um símbolo de esperança e bondade. É possível dizer que Mickey é um ícone cultural, não apenas para os norte-americanos, mas para o mundo.

Uma das maiores demonstrações da importância do ratinho é o fato de o governo norte-americano ter alterado as leis de direitos autorais em três oportunidades, evitando, assim, que os direitos sobre o personagem se tornassem domínio público. Além disso, Mickey é tão popular e sinônimo de esperança, que chegou a ser votado para presidente dos Estados Unidos (o sistema de votação do país faz com que os eleitores escrevam o nome do candidato nas cédulas, e Mickey foi escolhido por alguns).

Comemorações  

As celebrações incluíram ações com a comunidade, eventos especiais – dentro e fora das telonas –, colaborações com artistas plástico, designers, fotógrafos, músicos, atores e celebridades de todo o canto homenagearam o personagem mais simbólico da Disney.  Uma das iniciativas globais que fazem parte da comemoração do aniversário é a #ShareYourEars, campanha lançada recentemente pela Disney em apoio à fundação Make-A-Wish que convida os fãs de todo o mundo a “compartilhar suas orelhas” das redes sociais.

Na América Latina, sob o lema #DisneyAmorInfinito, foram realizadas diversas iniciativas com a comunidade que refletem como cada pessoa pode fazer parte de uma corrente de amor e construir, a partir de seu lugar, um mundo melhor. No Brasil, entre setembro e outubro em shoppings selecionados, foi realizada uma doação de brinquedos para fundações beneficentes.

O personagem estará presente, por exemplo, na Comic Con Experience de São Paulo (CCXP), marcada para 8 de dezembro deste ano. Será realizado no evento um painel em sua homenagem, em que o animador mexicano Alonso Ramírez Ramos levará detalhes sobre dois curtas-metragens do Mickey criados por ele: futebol clássico e Carnaval.

Também na área da moda, Mickey esteve presente em campanhas no País. Junto à Minnie, o protagonista da Disney ‘participo’ da São Paulo Fashion Week em coleção da marca Água de Coco. O rato surgiu ainda em colaborações com marcas como Arezzo, Melissa, Avon e Havaianas. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE  

Curiosidades sobre o QUERIDO personagem 

1) 18 de novembro é considerado o dia do aniversário de Mickey. Foi nessa data que ele obteve sucesso nos cinemas com o curta Steamboat Willie. No entanto o personagem já havia aparecido anteriormente em Plane Crazy.

2) Mundialmente conhecido, Mickey possui diferentes nomes em alguns idiomas. Na Alemanha, é chamado de ‘Micky Maus’. Já na Espanha, é conhecido como ‘Raton Mickey’. Os suecos o chamam de ‘Musse Pigg’, enquanto para os chineses ele é ‘Mi Lao Shu’ e, por fim, os italianos o conhecem por ‘Topolino’.

3) Todos conhecem Minnie Mouse, par romântico de Mickey. No entanto o que quase ninguém sabe é que eles são oficialmente casados desde 1933. Modernos desde sempre, o casal vive em casas separadas.

4) Mickey é tão importante, que foi o primeiro personagem de desenhos a ser amplamente licenciado. O primeiro livro do personagem foi lançado em 1930, e, em 1933, o ratinho já possuía até marca de relógios.

5) Ele também tem uma irmã, Amelia Fieldmouse, e dois sobrinhos, Morty e Ferdie (Chiquinho e Francisquinho, no Brasil). Morty é diminutivo de ‘Mortimer’, que foi o nome inicial do personagem.

6) Walt Disney criou Mickey após perder os direitos sobre Oswald, o coelho sortudo. Em 2006, os estúdios Disney recuperaram os direitos sobre o personagem, e, em 2010, Mickey faz uma viagem até a “refugolândia”, terra dos personagens esquecidos, no jogo Epic Mickey, onde se reconcilia com seu ‘meio-irmão’.

7) Mickey tem um cachorro (Pateta) e um pato (Donald) como seus melhores amigos, além disso, outro cachorro se tornou muito importante nas histórias do ratinho, o Pluto.

8)  O desenho Steamboat Willie e Plane Crazy tiveram custos de produção de: US$ 2,500 dólares.

9) Em Opry House (1929) Mickey aparece pela primeira vez com suas consagradas luvinhas.

10) O poderoso papel que Mickey interpretou em Fantasia como o famoso aprendiz de feiticeiro, quase foi para o anão Dunga da Branca de Neve.  

Veja Também