Dia das Mães: invertendo os papéis 

Nutricionista dá dicas de cardápios saborosos, simples, balanceados e práticos para os filhos produzirem para as mães

Postado em: 06-05-2024 às 12h00
Por: Leticia Leite
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia das Mães: invertendo os papéis 
A autora Devi Titus afirma que quando uma pessoa utiliza a mesa para a comunhão através da comida, ela desenvolve uma mente mais sábia, um espírito mais forte, um corpo mais saudável e se torna uma pessoa mais feliz | Foto: Divulgação

As refeições em família são sempre um momento especial, mas, geralmente, as mães é que ficam com toda a responsabilidade. Que tal no Dia das Mães, que se comemora no domingo (12), surpreender e preparar um café da manhã diferente, saboroso e saudável? A nutricionista Renata Guirau, explica que incluir itens nutritivos é fundamental e ensina a combinação perfeita para uma refeição matinal balanceada, simples e prática.

“Começar o dia nutrindo nosso corpo com fibras, proteínas, vitaminas e minerais faz toda a diferença. Frutas variadas são fontes de fibras e antioxidantes; iogurte, queijos e leite, fornecem cálcio e proteínas; cereais, como pães, tapioca, aveia e granola, dão energia”, elenca a especialista.

Renata dá algumas sugestões para ajudar os filhos de todas as idades a programarem um café da manhã especial para suas mães e lembra que para deixar a refeição ainda mais gostosa, não pode faltar uma boa decoração e um recadinho carinhoso.

Continua após a publicidade

Para os filhos de até 4 anos, eles podem ajudar a escolher e lavar as frutas, separar os utensílios e flores que serão usados para montar a bandeja ou a mesa do café da manhã e fazer um desenho em formato de cartão. As crianças maiores, podem  ajudar a escolher os itens do cardápio, lavar as frutas, preparar o suco, escolher os utensílios e flores para decoração, montar a refeição com os alimentos na bandeja ou mesa e fazer um desenho ou cartinha especial.

Agora para os filhos adolescentes e adultos, podem escolher, lavar e cortar frutas, preparar o café do jeito que a mãe mais gosta, colocar pão de queijo para assar, separar talheres e utensílios, escolher flores e criar um cartão especial para a data.

BOX

A nutricionista elaborou dez opções de cardápio para um café da manhã especial, prático e nutritivo: 

1º opção: Café ou chá + suco preferido da mãe + pão de fermentação natural com boursin + salada de frutas; 

2º opção: Café ou chá + vitamina de frutas + tapioca recheada com queijo, tomate e orégano; 

3º opção: Café com leite + crepioca recheada com queijo e manjericão + morangos picados;

4º opção:: Café ou chá + suco verde + panqueca (ovo, banana e aveia) recheada com geleia 100% fruta;

5º opção: Café ou chá + água de coco + pão de queijo + salada de frutas com iogurte natural e granola;

6º opção: Café ou chá + ovos mexidos + torrada integral com homus + kiwi sungold;

7º opção: Café ou chá + biscoitos de arroz com geleia 100% fruta + omelete com espinafre;

8º opção: Café com leite + pão francês com manteiga + pera picadinha com canela;

9º opção: Café + Leite com cacau + pão de forma integral com ovo estalado e fatias de abacate;

10º opção: Café ou chá + cuscuz com queijo fresco + iogurte natural com mirtilos.

A experiência da mesa

A mesa para algumas pessoas é apenas um móvel que serve para criar um ambiente em casa e torná-la mais bonita. Para outros, é um local rápido e conveniente para despejar tudo, desde bolsas e itens pessoais até pilhas de coisas.

Mas um fato é certo. Quando uma pessoa utiliza a mesa para a comunhão através da comida, ela desenvolve uma mente mais sábia, um espírito mais forte, um corpo mais saudável e se torna uma pessoa mais feliz. A autora Devi Titus afirma isso no livro ‘A Experiência da Mesa’. Afinal, é o lugar perfeito para a troca de experiências, histórias e sentimentos.

Para que o leitor encontre conexões mais profundas e significativas, Devi defende que a mesa tem uma influência importante na alma. Ela trata os momentos à mesa como um tesouro que, quando aproveitado na hora certa, pode trazer um novo nível de satisfação às relações humanas. 

A vida moderna, as responsabilidades excessivas, as restrições de tempo e também o descuido têm causado principalmente a perda deste momento sagrado. O ritmo acelerado da sociedade atual faz com que a comunicação de qualidade desapareça e as relações humanas se deteriorem. Assim, a família, a comunidade e até a nação deverão sofrer as consequências do colapso.

A autora, que é uma das mais conhecidas conferecionistas e escritoras cristãs da América do Norte, enfatiza que o simples fato de abrir mão do mero hábito como o de sentar-se à mesa e compartilhar uma refeição causa esquecimento dos valores básicos da vida familiar. “Não existe experiência de vida que substitua a conexão e o significado criados ao comermos juntos à mesa”, resume ela no livro. O mais importante é a troca de carinho. E isso cria uma família.

Adicionar esse tempo à mesa aumenta a comunicação entre os membros da família, pois quando todos têm a oportunidade de se encarar face a face, ouvir e compreender, a fala será igualada, promovendo a comunhão e momentos memoráveis, ​​que certamente, irão trazer crescimento e serão lembrados para sempre.

O hábito de se juntar à mesa familiar também favorece a transmissão de valores, hábitos e tradições familiares, contribuindo para a formação da identidade dos indivíduos e ajudando-os a enfrentar os desafios da vida com mais coragem.

Veja Também