Viagem poética pelos prazeres do corpo e da alma

Livro '(Or)gastronomia' de Susana Santos e Gustavo Furlaneto celebra a interseção entre sexualidade e arte

Postado em: 06-05-2024 às 13h30
Por: Luana Avelar
Imagem Ilustrando a Notícia: Viagem poética pelos prazeres do corpo e da alma
Em ‘(Or)gastronomia’, os autores convidam os leitores a uma jornada poética pelas delícias dos sentidos | Foto: Instagram/@LuxetVoluptas

No último sábado (4), foi lançado ‘(Or)gastronomia’, a mais recente obra poética de Susana Santos e Gustavo Furlaneto. O evento ocorreu no acolhedor Espaço Rensga, localizado no centro da cidade, e atraiu aficionados por literatura, bem como entusiastas da temática erótica.

Publicado pela Poesia Impossível, editora do Grupo Editorial Atlântico, o livro é uma coletânea de poesias que exploram o universo da sexualidade e dos prazeres dos sentidos. De acordo com Gustavo Furlaneto, a inspiração por trás da criação veio de suas próprias experiências cotidianas com o sexo. “Quando a gente se conheceu, a gente já escrevia poesia, e mandava um pro outro, nos momentos em que a gente estava distante. Fazia parte da nossa comunicação como amantes. Os poemas foram se acumulando nas conversas e daí pensamos: porque não escrever um livro?”.

Os autores esperavam que os leitores pudessem experimentar um “resgate não só do próprio ato de ler um livro de poemas, bem como ter contato com o assunto de forma saudável e lírica, que as pessoas desnaturalizem as concepções que elas já têm sobre o sexo, vejam a arte como algo complementar ao prazer e vice-versa”, conforme explica Susana.

Continua após a publicidade

“Em ‘(Or)gastronomia’, o sexo e a sexualidade são tratados com uma estética que busca alcançar a dimensão artística apropriada ao tema, mobilizando paixões, desejos, e a imaginação das pessoas que se devoram em livros”, afirma Furlaneto. 

Para criar uma experiência coesa entre poemas e ilustrações, os autores afirmam que “o texto acabou dando sentido à imagem. Relemos todo o texto e terminamos escolhendo poemas específicos para serem acompanhados por ilustrações. Foi a primeira vez que eu, Voluptas (Susana) criei ilustrações à mão para um texto”.

Embora não houvesse uma intencionalidade inicial, Furlaneto acredita que o livro acabou por comunicar uma “necessidade de sacralização do sexo que as ideias hegemônicas da sociedade acaba profanizando; e também profanizamos a concepção hegemônica que objetiva no sexo uma noção específica de sagrado. A mensagem pode ser resumida em: o prazer potencializa a vida e assim potencializa o próprio prazer, é essa relação que produziu o livro, e que tem produzido nossa relação”.

Susana revela que os poemas que escolheram para estar presentes no livro foram os que já habitavam a temática erótica. “Enviamos o texto já pronto para a editora, com a ordem certa, conceitual, junto com a ilustração da capa, que fizemos juntos, pensando na identidade visual que queríamos para obra (uma coisa meio misteriosa, enigmática, que passasse a impressão de um símbolo mágico)”, afirma. Posteriormente, houve a escolha dos poemas para que as ilustrações fossem feitas.

Entre os poemas e ilustrações que possuem um significado especial para Susana e Gustavo, eles destacam o poema ‘Lux et Voluptas’, que carrega seu pseudônimo, “pois foi produto da primeira viagem que fizemos juntos, e o escrevemos em conjunto, é uma poesia que entrelaça em seus versos e estrofes um diálogo nosso”.

Já em relação à ilustração, o ideograma que construíram para ser o símbolo e capa do livro é muito significativo. “Esse ideograma foi formado por nós, construído com as letras do vocábulo: TESÃO. Além de ser algo muito presente em nós, e força motriz de grande parte de nossas poesias, é uma pulsão dessas que movem a humanidade”, compartilha Susana.

Sobre os planos futuros, os autores informam que tem um livro pronto para ser publicado, que é também sobre a mesma temática, mas com um outro formato, ao contrário do ‘(Or)gastronomia’, esse é um conjunto de Haikais que são poesias de três versos e se tornou poesia concretista no final, onde trabalharam em construir imagens com o texto.

Com ‘(Or)gastronomia’, Susana Santos e Gustavo Furlaneto convidam os leitores a uma experiência sensual e poética, onde a sexualidade e a arte se fundem em uma dança provocante e envolvente. Ao sacralizar os prazeres dos sentidos, a obra desconstrói as concepções hegemônicas sobre o sexo, mostrando-o como uma força criativa e potencializadora da vida. Repleto de versos de intensa sensualidade e ilustrações que instigam a imaginação, este livro se apresenta como uma verdadeira celebração da conexão entre corpo, mente e espírito – uma jornada que estimula os leitores a se ‘devorarem’ em suas páginas, em busca de novas perspectivas sobre a sexualidade humana.

Veja Também