Goiânia sedia ‘Enchefs Brasil 2018’ nos dias 4 a 7 de dezembro

Evento gastronômico reunirá renomados chefs, como o francês Laurent Suaudeau, de 4 a 7/12, em Goiânia

Postado em: 30-11-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia sedia ‘Enchefs Brasil 2018’ nos dias 4 a 7 de dezembro
Evento gastronômico reunirá renomados chefs, como o francês Laurent Suaudeau, de 4 a 7/12, em Goiânia

SABRINA MOURA*

Para encerrar o ano de 2018, Goiânia será palco, nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 de dezembro, do Enchefs Brasil 2018. O evento tem, dentre seus objetivos, aprofundar os debates sobre a cultura, o turismo e a economia por meio da gastronomia. 

Continua após a publicidade

Sediar este evento – que encerra o ano após os eventos estaduais do Enchefs – para a coordenadora do Enchefs Goiás, Juliana Barroso, é de extrema importância para o Estado. “É muito importante, porque, na cidade, existe certo preconceito de que Goiás ainda não é desenvolvido na área gastronômica. ‘Nós ainda somos apenas a terra do pequi e do sertanejo’. É muito importante sediarmos o encerramento do Enchefs 2018 para mostrar a nossa evolução dentro da gastronomia, nossos avanços e quão moderna e inovadora é a gastronomia do Estado”, afirma Juliana.

O evento recebe também, o Prêmio Nacional Dólmã, que completa  cinco  anos de execução das suas atividades. Esse é um momento de grande importância para todos os estados brasileiros – e para o Brasil –, já que a premiação marca um novo olhar de oportunidades para os profissionais, as empresas, as entidades e órgãos diretamente e indiretamente responsáveis pelo setor.

Juliana conta que foi graças ao prêmio – que valoriza o profissional da cozinha – é que se deu origem a todo o projeto do Enchefs. “Esta edição – Ouro – do Prêmio Dólmã  é algo muito festivo, porque comemora também seus cinco anos de existência. O prêmio e o Enchefs foram se contemporizando. Atualmente, não queremos só valorizar o profissional gastronômico, mas também realizar uma interação entre eles, os empresários, os fornecedores e estudantes”, explica a chef. 

A premiação Dólmã é uma revolução positiva para o Brasil, tendo em sua essência a valorização coletiva, proporcionado aos estados brasileiros a possibilidade de se reinventarem, valorizando as suas forças históricas, culturais e turísticas, tendo como elo principal a sua gastronomia local. Além disso, nesta edição o evento vai oportunizar o encontro de todos os chefs indicados à premiação, os chefs embaixadores e todos os chefs já premiados – desde 2014 até o ano passado.

Dentro da cozinha segundo Juliana, os profissionais também têm evoluído muito. “A culinária é igual moda, que lança tendências e vai evoluindo de acordo com a modernidade, possibilitando realizar coisas que talvez não seriam feitoas se não estivéssemos no momento certo. Isso é um fator que ajuda muito. Atualmente, ao mesmo tempo em que temos ações entre chefs, dentro do evento também se encontram ações culturais, ações de negócios, lançamento de produtos, e por aí vai”, explica ela sobre a programação do Enchefs Brasil 2018. 

Programação

A coordenadora afirma que, durante o Enchefs Brasil 2018, além dos concursos, o público vai encontrar atividades culturais – onde também se resgatam as tradições gastronômicas –, atividades incorporando as crianças – por entender que elas são parte desse processo. “A gastronomia deixou de ser comida passando a ser uma forma entretenimento. Atualmente, ao ligar qualquer canal de televisão, encontram-se programas de gastronomia, e vai ter alguém assistindo”, afirma Juliana Barroso.

O Palco Goiás É Mais conta com apresentações culturais e musicais com shows diários de artistas do Estado; o Memorial da Gastronomia Goiana expõe fotos de eventos gastronômicos, pratos e momentos especiais do Estado além de um espaço para assinaturas dos chefs presentes do evento.     

A Vila Gastronômica e a Vila Empreendedora têm por objetivo resgatar, desenvolver e divulgar a gastronomia típica do Estado, através da identificação e execução de atividades gastronômicas envolvendo os protagonistas locais, atraindo investidores e consumidores. O espaço possui estandes para restaurantes e bares destaques da cidade, com preços acessíveis à população. Lá, é possível encontrar: vestimentas e acessórios, produtos e insumos de produção, livros e revistas, bebidas, faculdades e cursos técnicos.

O Goiás Em Destaque possui como objetivo desenvolver e divulgar os destinos turísticos de Goiás por meio da identificação de protagonistas locais, como produtos ou produtores, através da execução de atividades que envolvem a valorização do patrimônio cultural e a movimentação econômica local, o que vai atrair investidores e consumidores.

A Arena Gastronômica – Sabores Do Brasil realiza aulas-show com 28 chefs embaixadores do Brasil, por meio da experiência da fusão de sabores e saberes dos estados brasileiros. O Fórum Gastronômico Brasileiro leva um aprofundamento dos debates a respeito da cultura, do turismo e da economia dos estados, por meio da gastronomia; uma mesa-redonda com temas a respeito do presente/futuro da gastronomia brasileira e os impactos nas outras áreas; e debates com temas ligados à regularização do profissional de cozinha e outros.

A Varanda Regional é um resgate as tradições da gastronomia do Estado com apresentações de execuções de receitas em sua forma original, tais como: roda de pamonha, carne de lata e biscoito frito, rapadura e doces regionais.

A prática da cozinha será levada diretamente ao mundo infantil, por meio do Minienchefs, que possui um espaço pensado para trabalhar a gastronomia de forma prática, junto a crianças, com execução de receitas. 

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Enchefs Brasil 2018’ 

Quando: 4, 5, 6 e 7 de dezembro de 2018

Onde: Estacionamento do Goiânia Shopping

Horário: das 10h às 22h

Veja Também