‘Os Inoxidáveis – Sob Nova Direção’ é apresentado nesta terça

“Somos um grupo que gosta de se divertir, e, como consequência, divertir o nosso público”, diz o ator Gleick Lino

Postado em: 04-12-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Os Inoxidáveis – Sob Nova Direção’  é apresentado nesta terça
“Somos um grupo que gosta de se divertir, e, como consequência, divertir o nosso público”, diz o ator Gleick Lino

SABRINA MOURA*

Com a proposta de fazer rir a partir de uma comédia autoral e leve, Os Inoxidáveis – Sob Nova Direção será apresentado, nesta terça-feira (4), no Teatro Sesi. O novo espetáculo se reinventa ao trazer para o palco apenas três atores, Gleick Lino, Juliana Hernandes e Marcelo di Castro – que estão presentes em todas as montagens do espetáculo que se renova e descobre novas formas de fazer rir.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao Essência, o ator Gleick Lino relembra que Os inoxidáveis possui as raízes fincadas no antigo Deboshow, que era dirigido porJúlio Vilela, porque dois dos atores que deram início ao grupo também faziam parte do Deboshow. “O projeto nasceu após uma participação que realizei, em um espetáculo junto a eles, no mesmo local do Deboshow. Com o passar do tempo, fomos crescendo, o espaço foi ficando pequeno, migramos para o teatro, e o público nos acompanhou”, explica Gleik. “Esse trabalho era realizado por atores autores, e, em paralelo às apresentações dos teatros, também conseguimos nos apresentar em outros bares”, completa.

A chamada comédia autoral do espetáculo – que acaba resultando em uma comédia leve – se dá a partir da observação do cotidiano feita por cada ator, e a partir de cada olhar se dá origem aos temas abordados. “Temos atores que escrevem, sozinhos, e chegam com a proposta pronta à reunião, e há atores que chegam para as reuniões onde acabamos pensando, juntos, dando origem aos temas”, conta Gleick.

Com o passar do tempo, o grupo foi se modificando e começaram a flexibilizar suas autorias. “Começamos a trabalhar também com textos de outros autores; fizemos adaptações de Luis Fernando Verissimo, por exemplo, falando sobre questões do dia a dia, de política e das relações como a vida de casal. Somos um grupo que gosta de se divertir, e, como consequência, divertir o nosso público. O nosso ‘termômetro’ é a nossa própria risada”, esclarece Gleik, que completa: “Nossa proposta é divertir. Mesmo nos temas de viés mais político, nosso compromisso é sempre com o entretenimento. Não buscamos ofender ninguém por meio do humor – todos os públicos vão se divertir”.

O grupo goiano foi apontado como destaque da comédia goiana, no ano de 2014, pela crítica especializada. “Isso é bastante lisonjeiro. Ficamos muito felizes pela indicação, por sermos um grupo independente, sem ajuda de projetos de lei ou incentivo. Para a gente, é algo muito gratificante – foi como uma coroação do nosso trabalho”, afirma Lino.

Sob nova direção

Para este novo espetáculo, foram convidados, para dar dinamicidade e pluralidade, dois diretores goianos com experiência na arte de fazer rir: Bruno Peixoto e Wellington Dias – que já haviam dirigido o grupo. O novo trabalho também será o primeiro a utilizar de cenários virtuais.

Gleick explica que, de início, o grupo tinha uma agilidade muito grande, “meio que instantâneos”. Com a nova direção, o espetáculo possui um caráter mais reflexivo – um projeto mais trabalhado. “Nosso trabalho sempre teve o compromisso de renovar nossas próprias ideias. Fazer comédia de um jeito que as pessoas possam rir, inclusive, de si. Vemos nossos trabalhos como uma extensão de nossas visões de mundo, de nossas vivências mas, principalmente, do amor que temos por ouvir cada sorriso na plateia”, afirma a atriz Juliana Hernandes.

Sobre o que o público vai encontrar nesta apresentação, Gleick garante: “Bastante diversão! Estamos bastante engajados de nos divertirmos e fazer que o público se reconheça durante a apresentação. Nosso riso está ligado às situações que qualquer pessoa possa rir”.

Além de terem a possibilidade de dialogar com um público novo, por meio de esquetes cômicas, satirizando situações do cotidiano, políticos e celebridades, a mensagem que o grupo objetiva passar com o espetáculo é que se pode lutar contra as coisas ruins da vida – as más notícias, o cenário político e econômico – por meio da arte de fazer rir. Em cena, os atores vivem personagens hilariantes com um entretenimento ‘sem oxidação’ e com muita leveza.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Os Inoxidáveis – Sob Nova Direção’

Quando: terça-feira (4)

Onde: Teatro Sesi (Avenida João Leite, nº 1013, Santa Genoveva – Goiânia)

Horário: 20h

Entrada: 2kg de alimento ou um livro literário

Veja Também