Visitas guiadas gratuitas a museus goianos

A segunda edição da iniciativa que promove o acesso à cultura às crianças, jovens e famílias acontece no Museu de Geociências da UFG

Postado em: 25-05-2024 às 10h00
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Visitas guiadas gratuitas a museus goianos
O Sábado Tem Museu convida o público para uma viagem a um período ainda mais antigo, que remonta à linha do tempo da evolução planetária | Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover o acesso à cultura de forma fácil e interativa e também trazer muito conhecimento para a população, o projeto o projeto ‘Sábado Tem Museu’, desenvolvido pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais, tem previsão para realizar uma vez por mês visitas a museus e instituições culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia gratuitamente e com mediação de especialistas. A segunda edição está marcada para acontecer neste sábado (25), a partir das 10h, no Museu de Geociências (MusGeo), da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Campus Aparecida de Goiânia. 

Após trazer um panorama sobre a história e objetos que comprovam a ocupação humana no estado de Goiás, o Sábado Tem Museu convida o público para uma viagem a um período ainda mais antigo, que remonta à linha do tempo da evolução planetária, nesta edição.

Os participantes terão acesso aos laboratórios de Geologia e Paleontologia do MusGeo e todo o acervo do museu, que inclui minerais e rochas datadas da época de formação geológica do planeta Terra, além de fósseis de dinossauros e de megafauna (conjunto de animais de grandes proporções corporais, acima de 44 quilos, que conviveram com a espécie humana e, depois, foram extintos).

Continua após a publicidade

A ordem de visita aos museus e instituições culturais contemplados pelo projeto não é aleatória, conforme destaca Bárbara Freire, diretora do CALÍOPE. “O Museu de Geociências foi selecionado entre as 47 instituições mapeadas no Fala Sério, tanto para trazer o evento para Aparecida de Goiânia como por tratar de assuntos do período anterior à colonização portuguesa no Brasil, temática que estamos abordando nessas primeiras edições”, afirma.

Nesta edição, além da museóloga Bárbara, estarão presentes outras duas profissionais da equipe CALÍOPE: a arqueóloga Joanne Ester Ribeiro e a intérprete de libras Débora Fernandes, a fim de tornar a visita acessível também ao público deficiente auditivo. O evento conta ainda com a participação da equipe do Museu de Geociências da UFG: o professor de paleontologia Carlos Roberto Candeiro, a professora de geologia Elisa Soares Rocha Barbosa e os graduandos do curso de Geologia da universidade. 

Para participar, os interessados devem se inscrever pelo aplicativo ‘Fala Sério, aqui tem museu!’, clicando em ‘Inscrições Sábado Tem Museu’. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Cada inscrição deve ser individual, ou seja, é necessário inscrever cada criança e/ou membro da família separadamente. O aplicativo pode ser acessado no link (pwa4.app.vc/fala_serio/home) ou pelo perfil no Instagram @falaserioapp, atualmente. 

Além disso, o projeto utilizará linguagem centrada para crianças e dinâmicas lúdicas nas visitas mediadas. Os dias e horários selecionados para cada edição são sempre aos sábados, das 10h às 12h, e visam incentivar os pais a terem essa experiência com seus filhos.

Fala Sério, aqui tem museu!

O projeto faz parte do aplicativo ‘Fala Sério, aqui tem museu!’, uma iniciativa da CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais cujo objetivo é tornar instituições culturais acessíveis à população de forma lúdica e informativa. O app engloba outras oito iniciativas, incluindo mapeamento de 47 museus, instituições culturais e centros culturais de Goiânia e Aparecida de Goiânia, além de acesso virtual a 24 Tours 360º e mais de 105 museus do Brasil e do mundo.

A CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais atua em instituições e empresas de salvaguarda patrimonial e de difusão cultural, com ênfase em museus e centros culturais. Presta serviços de Gestão Museológica, Documentação, Conservação Preventiva, Expografia e Ação Educativo-cultural. A instituição tem como missão oferecer produtos e serviços por meio de projetos e ações inovadoras nas áreas de Patrimônio Cultural e Museologia, para a gestão e preservação do patrimônio cultural de forma ética, com qualidade e respeito às pessoas.

Sequência estratégica

Na primeira edição, realizada em abril, a visita aconteceu na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO), com visita à exposição ‘Goiás: 11 mil anos’, que trouxe objetos arqueológicos da ocupação humana do território que é, hoje, o estado de Goiás, apresentando evidências de que a região já contava com a presença de humanos há 11 mil anos.

Incentivos

O ‘Sábado Tem Museu’ também oferece outros incentivos ao público-alvo, em todas as edições. Os participantes receberão gratuitamente o ‘Passaporte Especial de Viajante da Cultura’, um mapa ilustrado com informações sobre os museus e centros culturais das cidades. O mapa também mostra bibliotecas, praças e parques próximos a instituições culturais, permitindo que os usuários planejem outras visitas e criem seus próprios roteiros pelas cidades.

O passaporte também possui um programa de fidelidade. A cada emissão, os participantes recebem um selo em forma de estrela dourada, que permite usufruir de benefícios exclusivos de empresas parceiras. Serão realizados 12 passeios intermediários em 2024 e, ao final do passeio, será entregue uma caneca especial para quem preencher seus cartões com todos os selos.

Veja Também