Dia do Hambúrguer

Considerado o maior festival de ‘sandubas’ do Brasil, a 4ª edição do Festival Burger Time, vai eleger o melhor sanduíche e o melhor hambúrguer de Goiás

Postado em: 27-05-2024 às 06h15
Por: Letícia Renata
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Hambúrguer
O evento terá duração de 17 dias, e permitirá aos interessados ​​visitar todo o circuito gastronômico, que inclui cerca de 60 lanchonetes, restaurantes e bares de pit dogs e hambúrgueres | Foto: Leo Macário

Nesta terça-feira, 28 de maio, se comemora o Dia do Hambúrguer, uma das comidas mais amadas e mais consumidas pela população. Hoje, muitos restaurantes e cafés oferecem ofertas especiais e edições exclusivas em seus cardápios. Além disso, os amantes de hambúrgueres aproveitam a data para compartilhar receitas favoritas e trocar dicas.

Seguindo esse esquema, a partir do dia 14 de junho, inicia a 4ª edição do Festival Burger Time, o público poderá visitar as hamburguerias e os pit dogs de Goiânia e Aparecida de Goiânia, experimentar sanduíches e hambúrgueres, e votar nos melhores de Goiás. 

Considerado o maior festival de ‘sandubas’ do Brasil, o Burger Time, além de selecionar os melhores sanduíches e hambúrgueres, incentiva e apoia as empresas participantes por meio da promoção, capacitação e valorização desses locais. Este ano, os organizadores esperam vender mais de 40 mil hambúrgueres e sanduíches, afetando toda a cadeia produtiva e impulsionando a economia local e o estado de Goiás.

Continua após a publicidade

Esta edição traz novidades no cardápio e petiscos ainda mais deliciosos. O evento terá duração de 17 dias, de 14 a 30 de junho, e permitirá aos interessados ​​visitar todo o circuito gastronômico, que inclui cerca de 60 lanchonetes, restaurantes e bares de pit dogs e hambúrgueres. A lista completa, incluindo nomes dos participantes, endereços e pratos concorrentes, estará disponível no site a partir de junho: (festivalburgertime.com).

É importante destacar que o Festival possui duas categorias: pit dogs e hamburguerias. Na primeira concorrem os sanduíches, também conhecidos como X-tudo, X-bacon, X-salada, etc. Na segunda estão os hambúrgueres, que é um lanche mais gourmet. Este ano todas as empresas participantes foram selecionadas para criar novas receitas de sanduíches, no caso de pit dogs, ou de hambúrguer, para hamburguerias, bares e restaurantes, e vão inserir no cardápio da casa no período de realização do evento. 

Novidades: Como votar no melhor lanche?

O público e jurados (previamente selecionados pela organização do festival) poderão visitar os locais durante os 17 dias do Burger Time, saborear lanches especialmente criados para o evento e votar em duas categorias através do QR code disponível no local, disponível na mesa ou no site (festivalburgertime.com).

Após o período de realização do Festival, os votos são computados, tudo de acordo com empresa de auditoria, e na solenidade de premiação são anunciados os vencedores da edição. Serão premiados e reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria, resultando na eleição do melhor hambúrguer e do melhor sanduíche (pit dog) de Goiás. O anúncio dos vencedores deverá ocorrer em evento previsto para o mês de julho.  

Idealizadores e importância

Consolidado no calendário de eventos gastronômicos e econômicos do Estado, o Festival Burger Time foi criado pela coordenadora e produtora de eventos Cynnara Bretas, pelo coordenador administrativo e empresário Mateus Suassuna e pela coordenadora de Gastronomia e chef de cozinha Patricia Garcia, tendo como fundador, ainda, o presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiás (Sindpit-dog), Ademildo Pereira de Godoy. A coordenação executiva é de Gabrielle Carvalho, coordenação de produção de Cynthia Bretas e coordenação de Parcerias de Cybelle Bretas. 

De acordo com uma das organizadoras do Burger Time, Cynnara Bretas, mais do que eleger os melhores sanduíches e hambúrgueres, o festival é relevante por permitir exatamente o intercâmbio entre a tradição dos pit dogs e a nova proposta das hamburguerias. “É um evento democrático, que atende todos os gostos, e permite compartilhar experiências e o que tem de melhor na culinária goiana. Possibilita ainda movimentar os estabelecimentos e atrair novos clientes, dando maior visibilidade à cultura gastronômica do nosso estado”, reforça.

O presidente do Sindpit-dog, Ademildo Pereira de Godoy, destaca que o Burger Time é uma oportunidade de valorização do segmento alimentício e de reconhecimento aos pit dogs, estabelecimentos que geram renda, mais de 25 mil empregos diretos na grande Goiânia, 40 mil empregos indiretos no Estado, e movimentam toda uma cadeia de parceiros, assim como a economia local. “Os pit dogs são patrimônio cultural imaterial de Goiás, uma tradição goiana há mais de 50 anos. A realização de um festival tão representativo, como o Burger Time, mostra que estamos no caminho correto para fomentar, cada vez, o incentivo à nossa atividade”, ressalta.

Veja Também