Cereja: saborosa, nutritiva e combate a insônia

Nutricionista ensina as várias formas de consumir a fruta, que traz muitos benefícios à saúde

Postado em: 03-06-2024 às 08h10
Por: Leticia Leite
Imagem Ilustrando a Notícia: Cereja: saborosa, nutritiva e combate a insônia
A porção diária recomendada para se obter os benefícios da fruta, é de cerca de meia xícara de chá por dia | Foto: Divulgação/ Freepik

Muitos sabem que a cereja é uma fruta que proporciona vários benefícios para a saúde. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, a diabetes e o surgimento de doenças cardiovasculares. Também mantém a saúde intestinal, da pele e dos olhos. E tudo isso é possível porque ela contém nutrientes e compostos bioativos com propriedades antioxidantes, laxativas e anti-inflamatórias.

Mas você sabia que a cereja é um poderoso alimento no combate à insônia? A nutricionista Renata Guirau, explica que a fruta contém triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina e melatonina, substâncias relacionadas com nosso bem-estar e boa qualidade do sono. “Consumir cerejas no lanche da tarde pode ajudar a dormir melhor”, afirma.

Outros benefícios encontrados no consumo da cereja são sua ação diurética, pois atua na redução da retenção de líquidos, e sua pouca concentração de carboidratos, o que faz dela uma fruta de baixa caloria, ideal para pessoas com diabetes ou que buscam reduzir o peso. Em média, 100g contém cerca de 50 kcal. A fruta ainda é rica em fibras, flavonoides, vitaminas A, C e E, luteína, zeaxantina, betacarotenos e antocianinas.

Continua após a publicidade

Pequena e redonda, com textura macia e sabor doce e levemente ácido, versátil, pode ser consumida de várias formas: fresca e crua, em lanches ou como sobremesa, após as refeições, ou em preparações como saladas, sucos, vitaminas, molhos, geleias, doces, bolos e até chás. A porção diária recomendada para se obter os benefícios da fruta, é de cerca de meia xícara de chá por dia.

Tipos de cereja

A cereja doce, como o próprio nome sugere, possui o sabor mais adocicado, geralmente é consumida in natura e utilizada na preparação de sobremesas, como bolos, geleias, compotas, tortas, sorvetes, etc. A cereja azeda, também conhecida como ginja, é mais comumente utilizada no preparo de licores, como kirsch e a ginja de Óbidos. Pelas suas propriedades e compostos ativos, a cereja azeda também é utilizada em fármacos.

Benefícios da fruta

1. Reduz o risco de doenças cardiovasculares: são ricas em polifenóis, como as antocianinas, que ajudam a controlar o colesterol e, assim, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Além disso, é uma fruta rica em potássio, que também promove a saúde do coração e ajuda no tratamento da hipertensão.

2. Ajuda na recuperação pós-exercício: devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, as cerejas podem ajudar a aliviar a dor, a fadiga muscular e a inflamação após o exercício.

3. Alivia os sintomas de artrite e gota: os mesmos efeitos antiinflamatórios e antioxidantes podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e combater a artrite, ajudando a prevenir ou reduzir os sintomas da artrite.

4. Melhora a qualidade do sono: também contém o aminoácido essencial triptofano, que está envolvido na produção de melatonina, um hormônio produzido naturalmente em nosso corpo que ajuda a regular o sono. 

5. Ajuda a regular o açúcar no sangue: são ricas em polifenóis, como o ácido clorogênico, ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e de insulina. Além disso, o efeito antioxidante das antocianinas impede a ação de enzimas que aumentam o risco de diabetes tipo 2.

6. Melhora a saúde ocular: ricas em betacaroteno, um importante precursor da vitamina A, que ajuda a melhorar a saúde ocular, especialmente a visão noturna. Além disso, também contém vitamina A em menores quantidades, o que auxilia na proteção e saúde dos olhos.

7. Melhora o funcionamento do aparelho digestivo: a fibra contida nas cerejas previne a prisão de ventre e favorece o correto funcionamento do aparelho digestivo. Além disso, os polifenóis contribuem para o equilíbrio da flora gastrointestinal.

8. Melhora a saúde da pele: comer cerejas também traz diversos benefícios para a pele. Ricas em antioxidantes como betacaroteno e vitaminas A e C, a fruta ajuda a combater os radicais livres que contribuem para o envelhecimento prematuro da pele.

9. Combate à depressão: também pode ser uma aliada no combate à depressão. Isso porque a fruta contém triptofano, que está envolvido na produção de serotonina, importante neurotransmissor para sensações de bem-estar e prazer.

10. Previne a doença de Alzheimer: os polifenóis das cerejas também melhoram a função das células nervosas do cérebro e ajudam a reduzir a perda de memória, o que reduz o risco da doença de Alzheimer.

A nutricionista ensina 4 receitas nutritivas com a frutinha que conquista o paladar de muitos:

Mousse de cereja

Ingredientes:

1 lata de leite condensado;

1 lata de creme de leite;

1 envelope de gelatina sem sabor na cor vermelha;

2 xícaras de chá de cereja fresca;

300ml de água.

Modo de preparo: Bata as cerejas com a água para obter um suco da fruta. Dissolva a gelatina conforme indicado na embalagem. Bata o suco e a gelatina dissolvida com os demais ingredientes no liquidificador. Leve para gelar até ficar consistente (pelo menos 4 horas).

Smoothie de cereja

Ingredientes:

1 banana congelada;

1 xícara de chá de cerejas sem caroço;

2 colheres de sopa de mel;

2 a 3 folhas de hortelã.

Modo de preparo: Bata tudo no liquidificador, com o mínimo de água possível. Sirva ou consuma imediatamente.

Mingau de baunilha com cerejas

Ingredientes:

200ml de leite integral ou vegetal;

3 colheres de sopa de aveia em flocos;

½ colher de café de essência de baunilha;

1 colher de sopa de mel;

½ xícara de chá de cerejas frescas picadas.

Modo de preparo: Cozinhe o leite com a aveia até começar a adquirir consistência de mingau. Acrescente a essência de baunilha e o mel e mexa bem até atingir sua consistência preferida. Desligue o fogo e coloque as cerejas picadas por cima do mingau. Sirva ou consuma imediatamente.

Geleia de cereja com chia

Ingredientes:

2 xícaras de chá de cerejas picadas;

2 colheres de sopa de água;

3 colheres de sopa de mel;

4 colheres de sopa de chia em grãos.

Modo de preparo: Coloque as cerejas, o mel e a água em uma panela. Cozinhe em fogo baixo e mexa para não grudar, até apurar, por cerca de 15 minutos. Adicione as sementes de chia, que ao se hidratarem vão deixar a geleia ainda mais consistente. Cozinhe até obter a textura de sua preferência, mas lembre que, ao esfriar, ela ficará um pouco mais firme do que quando está quente.

Veja Também