Trilha de Letras debate as premiações literárias nesta quinta na TV Brasil

Durante a conversa, Henrique Rodrigues pontua que os prêmios são importantes para divulgar a boa literatura e estimular o surgimento de novos autores

Postado em: 31-01-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Trilha de Letras debate as premiações literárias nesta quinta na TV Brasil
Durante a conversa, Henrique Rodrigues pontua que os prêmios são importantes para divulgar a boa literatura e estimular o surgimento de novos autores

Responsável pelo Prêmio Sesc de Literatura, o autor Henrique Rodrigues é entrevistado no programa Trilha de Letras desta quinta (31), às 18h30, na TV Brasil. O escritor bate-papo com o apresentador Raphael Montes sobre um tema que está na berlinda: as premiações literárias.

Em 2018, as premiações literárias foram foco após escândalos envolvendo acusações de assédio, homofobia e até crimes financeiros. Por conta disso, o prêmio Nobel de Literatura não será escolhido no ano passado. Já no Brasil, o prestigiado Jabuti foi duramente criticado por escritores.

Durante a conversa, Henrique Rodrigues pontua que, apesar das polêmicas, os prêmios são importantes para divulgar a boa literatura e estimular o surgimento de novos autores não só no Brasil como também no exterior.

Continua após a publicidade

“Os prêmios tentam acompanhar as mudanças culturais. Às vezes acontecem alguns atropelos”, analisa o convidado Henrique Rodrigues que critica ainda o distanciamento entre os escritores e o público. “É preciso aproximar os autores dos leitores no dia a dia”, defende.

Henrique Rodrigues também analisa a dinâmica do mercado editorial que nem sempre corresponde o reconhecimento dos autores com prêmios ao aumento de vendas. “O autor precisa ter algo a dizer.

“A distribuição de livros no Brasil é um problema. A quantidade de livrarias no País é cada vez menor, mas os leitores existem. As pessoas querem ler”, afirma na entrevista para a atração literária da emissora pública. 

Essa edição do Trilha de Letras conta ainda com a participação do escritor mineiro Jacques Fux, autor de Nobel, seu quarto romance que aborda a atividade criativa no meio literário. Ele analisa se o papel das premiações precisa ser revisto. O autor tem uma postura crítica sobre essa questão.

A dica literária da jornalista Katy Navarro é o livro A Tirania do Amor, lançado em 2018 pelo aclamado escritor Cristóvão Tezza. A literatura de cordel é o tema do quadro Dando a letra. O cordelista Aderaldo Luciano fala sobre essa forma poética genuinamente brasileira.

Dirigido pela jornalista Emília Ferraz e apresentado pelo escritor Raphael Montes, o programa Trilha de Letras é exibido na programação de férias da TV Brasil de segunda a sexta-feira, às 18h30. Também está na janela do canal público às segundas, logo cedo, às 5h30.

A atração literária também pode ser acompanhada nas ondas do rádio toda terça-feira, às 23h, na Rádio MEC AM Rio 800kHz, e aos domingos, na mesma emissora, às 12h30. A produção ainda é transmitida pela Rádio MEC FM Rio 99,3 MHz e pela Rádio MEC AM Brasília 800kHz às terças, às 23h.

SERVIÇO

Trilha de Letras: quinta-feira (31), às 18h30, na TV Brasil

 

Veja Também