Confira uma lista de leitura prática e prazerosa para este mês de março

Clássicos deJohn Green, Clarice Lispector e Anne Frank e o novo de Chimamanda e RupiKaur são opções

Postado em: 06-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira uma lista de leitura prática e prazerosa para este mês de março
Clássicos deJohn Green, Clarice Lispector e Anne Frank e o novo de Chimamanda e RupiKaur são opções

GUILHERME MELO* 

Ler é uma das atividades mais gostosas que podemos fazer. A leitura nos transporta para outras realidades, nos apresenta mundos imaginários e realidades bem diferentes da nossa. Estamos entrando no terceiro mês de 2019, e, até então, quantos livros você já leu? Com a correria do dia a dia, trabalho, escola, faculdades e vida social, não é fácil organizar tudo e ter uma leitura prazerosa. Pensando nisso, a Academia de Letras preparou uma lista com livros recentes e práticos para ler em uma semana ou menos. Confira a lista, e divirta-se com uma lista incrível de clássicos e lançamentos que valem um espaço no seu criado mudo. 

Continua após a publicidade

1) O Que o Sol Faz Com as Flores – RupiKaur (2018)

Da mesma autora de Outros Jeitos de Usar a Boca, esse livro traz uma coletânea de poemas sobre crescimento e cura. A obra é dividida em cinco capítulos: murchar, cair, enraizar, crescer e florescer, assim como ciclo de vida das flores, fazendo referência ao título. Os temas são intensos e profundos, trazendo poemas sobre amor próprio, traumas, a redescoberta do amor e até com caráter político.

2) Ainda Sou Eu – JojoMoyes (2018)

Sequência dos livros Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você, essa obra traz uma história emocionante sobre descoberta de si mesmo e esperança. Lou Clark chega a Nova York, nos Estados Unidos, pronta para recomeçar e para fazer dar certo o seu namoro a distância. Porém ela se vê no meio do mundo dos milionários, e, quando percebe, já está inserida na alta sociedade novaiorquina. Por lá, ela conhece Joshua Ryan, que lembra Lou de seu passado. Em meio a toda essa confusão, a protagonista ainda precisa guardar segredos que não são seus e que poderiam mudar totalmente a sua vida. É aí que Lou começa a refletir e tentar redescobrir quem é Louisa Clark.

3) Tartarugas Até Lá Embaixo – John Green (2017)

O livro conta a história de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que vai em busca de um bilionário que desapareceu misteriosamente. Quem encontrá-lo receberá uma grande recompensa em dinheiro. Enquanto vive essa aventura, Aza precisa lidar com vários problemas, inclusive com o seu transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Pode esperar muitas referências pops, cenas emocionantes sobre amizade e reflexões sobre a vida e sobre relacionamento com o outro.

4) Lonely Hearts Club – Elizabeth Eulberg (2011)

Cansada de ser magoada e sem esperança no amor, Penny Lane Bloom decide fundar o LonelyHearts Club, uma homenagem aos quatro homens que nunca decepcionaram uma garota: John, Paul, Georfe e Ringo, os Beatles. O club é o lugar certo para mulheres que não precisam de namorados para serem felizes. Apesar de ser a única afiliada do clube, a ideia dele começa a se popularizar em sua  escola e, de repente, várias garotas querem se juntar a ela. Enquanto vive o sucesso como fundadora de um dos clubes mais populares, Penny precisa refletir se nenhum carinha vale mesmo a pena.

5) No Seu Pescoço – Chimamanda Ngozi Adichie (2017)

Chimamanda é uma das autoras mais populares da atualidade e aborda com muita sensibilidade temas como imigração, preconceito, relações familiares e a sociedade no geral. Nessa obra, ela traz 12 contos justamente com essas temáticas que fizeram o seu trabalho se destacar. Espere por uma experiência de empatia e reflexão com esse livro.

6)  O Mundo de Anne Frank – Anne Frank (1947)

Esse é um dos livros mais lidos do mundo e apresenta o depoimento de Anne Frank, uma menina morta pelos nazistas após ficar anos escondida com toda a família em um sótão em Amsterdã, na Holanda. Uma história emocionante que retrata com uma verdade dolorosa a luta dos judeus por sobrevivência durante o Holocausto.

7) Felicidade Clandestina – Clarice Lispector (1998)

Clarice Lispector é uma das maiores autoras do Brasil e fala sobre questionamentos da alma e sentimentos profundos como ninguém. Nesta obra, 25 textos com temáticas sobre a infância, adolescência, família, amor e autoconhecimento são apresentados ao leitor.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE 

sob orientação da editora Flávia Popov

 

Veja Também