20 anos do sucesso da boyband americana

Música ‘I Want It That Way’ completa duas década de existência, como o hit de ouro dos ‘Backstreet Boy’

Postado em: 12-03-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 20 anos do sucesso da boyband americana
Música ‘I Want It That Way’ completa duas década de existência, como o hit de ouro dos ‘Backstreet Boy’

Guilherme Melo*

Uma das bandas mais queridas da década de 1990, ‘Backstreet Boy’, completa 25 anos de carreira e comemoram os 20 anos de seu maior sucesso, ‘I Want It That Way’, música que ficou topo da Billboard com seu disco, ‘Backstreet’sback, alright!’.  O álbum foi lançado 12 de março de 1999, via RCA Records e vendeu mais de 234 mil cópias. Deste número, 227 mil são vendas tradicionais e o resto contabiliza plataformas de streaming. O disco também foi é o mais vendido da semana, segundo a revista Rolling Stone.

Continua após a publicidade

Sendo que este, foi só um dos vários recordes que a boy band americana. O décimo disco dos Backstreet Boy, conseguiram ficar em um Top 10 da revista ‘People’, com a melhor semana de vendas desde 2005 — com o disco NeverGone — e, também, a melhor semana para um disco de pop em quase um ano. Ao mesmo tempo, este é o maior intervalo sem um número 1 que o grupo tem desde 2001.

História 

No dia 20 de abril de 1993 na Flórida, Estados Unidos, surgia os ‘Backstreet Boys’, que se tornaria mais a frente a maior boyband pop de todos os tempos. Formado por Nick Carter, Brian Littrell, Howie D, AJ McLean e Kevin Richardson, já venderam mais de 130 milhões de álbuns e singles, emplacando hits, batendo recordes jamais alcançados e conquistando milhares de fãs e admiradores pelo mundo inteiro. Entraram no Guinness Book por serem a maior boyband ativa e em vendas da história. Influenciaram o surgimento de grupos como *NSYNC, Westlife, O-Town e Five.

O grupo possui ao longo da carreira marcas históricas no cenário pop mundial tanto em vendas quanto em tempo de atividade. Destaque para os álbuns Backstreet’s Back (vendas superiores a 30 milhões de cópias), Millennium (vendas superiores à 40 milhões de cópias) e Black & Blue (vendas superiores à 30 milhões de cópias).

Após 3 grandes turnês mundiais e seus 4 primeiros e bem sucedidos álbuns, resolvem lançar em 2001 a primeira coletânea, The Hits: ChapterOne, onde trazia o single inédito Drowning. Após a divulgação do single, eles entraram em hiatos para projetos paralelos durante 4 anos.

Após uma pausa de 5 anos, lançaram o single Incomplete, no dia 28 de março de 2005, que rapidamente ficou em 1° lugar tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo. No dia 14 de junho, o álbum NeverGone foi lançado. Estreou em 3° lugar nos EUA com 291,000 cópias vendidas na primeira semana e 2,1 milhões ao redor do mundo. Foi #1 no Japão, Alemanha, Índia, Chile, Brasil, Austrália e Coreia do Sul.

O Retorno do sucesso 

Depois de 20 anos, os Backstreet Boys voltaram no fim de 2018, a emplacar um álbum no topo da parada americana.A banda, que já voltou com tudo, ganhou a exposição ‘Backstreet Boys: The Experience’, no GRAMMY Museum.

Neste ano, o novo projeto da banda, ‘In a world likethis’, que reune novamente a formação original após o retorno de Kevin , que havia abandonado a banda em 2006.

Ainda não há um anúncio oficial, mas a expectativa é de que ‘Don’t go breakingmyheart’ seja incluída em um novo álbum do grupo, que está com o lançamento previsto ainda para o primeiro semestre deste ano, de acordo com a emissora americana CNN. Segundo a revista ‘Billboard’, a banda já está com a nova turnê agendada.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

 

Veja Também