Secretário da Cultura se reúne com prefeito de Silvânia e Iphan para falar sobre a Estrada de Ferro

A prefeitura de Silvânia faz parte do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo das cidades da região da estrada de ferro

Postado em: 04-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretário da Cultura se reúne com prefeito de Silvânia e Iphan para falar sobre a Estrada de Ferro
A prefeitura de Silvânia faz parte do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo das cidades da região da estrada de ferro


Da Redação

O secretário Especial da Cultura, Henrique Medeiros Pires, recebeu nessa terça-feira (2) o prefeito de Silvânia (GO), José da Silva Faleiro, o secretário Municipal de Cultura, Turismo e Juventude, Valdir Antônio Rosa, e a primeira-dama do município, Valéria Faleiro, para discutir o desenvolvimento cultural da região da antiga Estrada de Ferro Goiás, que ligava as cidades de Goiânia e Araguari (MG).

Continua após a publicidade

A Prefeitura de Silvânia faz parte do Consórcio Intermunicipal de Cultura e Turismo das cidades da região da estrada de ferro. Oito desses municípios já tiveram as estações ferroviárias restauradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e artístico Nacional (Iphan), instituição vinculada ao Ministério da Cidadania responsável pelo patrimônio ferroviário do Brasil, e planejam a implementação de uma linha de trem turística para passageiros. 

“Há um anseio de toda a região, o projeto vai trazer uma oportunidade imensa de desenvolvimento”, relatou o prefeito. O secretário Henrique Pires elogiou o projeto e ressaltou que “quando a sociedade se apropria do bem e zela por ele, ele está salvo”. Um dos objetivos é reativar o transporte de passageiros em trechos da ferrovia.

Participaram também da reunião o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee, e a coordenadora técnica do Iphan em Goiás, Beatriz Otto de Santana.

Patrimônio ferroviário em Goiás

Conforme estabelece a legislação, cabe ao Iphan receber e administrar os bens móveis e imóveis de valor artístico, histórico e cultural provenientes da extinta Rede Ferroviária Federal SA (RFFSA), bem como zelar pela sua guarda e manutenção. Goiás é um dos 18 estados, além do Distrito Federal, com bens inscritos na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário.

Nos últimos anos, a Superintendência do Iphan em Goiás vem atuando na fiscalização e manutenção desses bens, com destaque para a produção do documentário Memória Ferroviária em Goyaz (2011) e para a restauração de oito estações ferroviárias. Após as obras, foram feitas cessões de uso para as Prefeituras municipais, visando o usufruto dos espaços pelas comunidades locais. (Ascom/Secretaria Especial da Cultura/Ministério da Cidadania)

 

Veja Também