21 anos de dedicação, estudo e resiliência

Almir Pessoa se apresenta em show especial de comemoração, nesta quarta-feira, em Brasília (DF)

Postado em: 17-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: 21 anos de dedicação, estudo e resiliência
Almir Pessoa se apresenta em show especial de comemoração, nesta quarta-feira, em Brasília (DF)

SABRINA MOURA*

Mestre em música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o cantor, compositor e instrumentista Almir Pessoa completa 21 anos de carreira, e, nesta quarta-feira (17), realiza a primeira apresentação do show de comemoração intitulado #AlmirPessoaNatural, no Clube do Choro em Brasília. 

Continua após a publicidade

Segundo o artista o nome ‘Natural’ vem do fato de o show estar pronto 24h por dia. “Eu sempre quis tocar do jeito que toco hoje. Isso é fruto de bastante dedicação, estudo e resiliência. Sem maquiagem, sem parafernália tecnológica; apenas voz, viola e cajon. Pronto, sento nesse cajon, coloco a viola em posição e solto a voz, de maneira natural, o que eu queria ter visto alguém fazer 21 anos atrás”, explica Almir.

Ao ser questionado sobre a importância de se levar a viola pelo País e pelo mundo, Almir afirma que a viola é ímpar! “Sua sonoridade marca sua história e a história do Brasil. Não posso falar de viola sem remeter à raiz, entretanto o caule e as folhas dessa ‘árvore cultural’, que é a viola, ainda estão apenas começando a ser mostrados. Eu sou um soldado, firme nessa missão linda, que é fazer música empunhando esse divino instrumento”, revela. A importância é pela mudança que essas dez cordas fazem na vida das pessoas. Tá com dúvidas? Pergunte a algum integrante de orquestra de violeiros, ou até mesmo ao Sr. Mem De Sá, que tem 91 anos de idade e é meu aluno mais dedicado!”, complementa o artista, que dirige  o Instituto de Viola Almir Pessoa (Ivap), responsável pela formação musical de violeiros na cidade de Goiânia.

Conhecido pela sua performance em apresentações pelo Brasil e em shows internacionais, Almir Pessoa integra o time dos grandes violeiros do Brasil. Inova e sobe ao palco, com sua viola, em um show em formato solo, mas completo, rico em cada parâmetro musical: harmonia, melodia, ritmo e muito sentimento. No leque de criatividade, o artista também inseriu um cajon, instrumento de percussão de origem peruana, tocado pelo próprio artista em sincronia com a viola. “É um exercício de coordenação motora e concentração, que começa bem antes de eu subir ao palco. Chego da rua, e, ainda em traje esportivo, mantendo uma rotina de treino de corrida, meditação e força, me debruço nos ensaios musicais e o resultado é incrível”, diz ele.

Almir reforça que o grande lance é estar pronto para o show, em tempo integral, sem grandes parafernálias para desviar o foco, que é a música e a interação com as pessoas.  Segundo ele, o repertório de suas apresentações é constantemente revisto e revisado, um misto de autoral e releituras. “A intenção é tocar no fundo da alma e fazer daquele momento uma experiência realmente transformadora, e não apenas um entretenimento comum”, garante o artista.

O show #AlmirPessoaNatural será apresentado também em Goiânia, em cidades do interior de Goiás e outros estados. “O público vai encontrar um violeiro sorridente, feliz com sua arte, tocando um repertório eclético e com o astral lá em cima!”, garante Almir.

Sobre a expectativa deste novo show de comemoraçã, ele finaliza: “Eu tenho um pouco de ‘cisma’ da palavra ‘expectativa’, pois ela já me deu insônia várias vezes. Hoje, eu prefiro usar ‘perspectiva’, e sobre a perspectiva, eu estou preparado. O lugar é um show, o projeto (violada) também, estou até 10 quilos mais magro (risos), correndo 50km por semana e me dedicando como nunca à minha arte. Então isso me leva a crer que vai seu uma noite muito linda! E a próxima mais linda ainda, e assim por diante! Vamos para cima que, de lá, a vista é mais bonita! Agradeço de coração à imprensa goiana, que tanto tem me apoiado e me concedido esse espaço maravilhoso pra falar/tocar minha arte!”

SERVIÇO

Show ‘#AlmirPessoaNatural’

Quando: quarta-feira (17)

Onde: Clube do Choro – Brasília (DF)

Horário: 21h

Ingressos na bilheteria do teatro

 

Veja Também