Filarmônica apresenta ‘Noite de Sinfonias’ nesta quinta-feira

O concerto, sob a regência do maestro e diretor artístico da OFG, Neil Thomason, ocorrerá, às 20h30, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer

Postado em: 25-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Filarmônica apresenta ‘Noite de Sinfonias’ nesta quinta-feira
O concerto, sob a regência do maestro e diretor artístico da OFG, Neil Thomason, ocorrerá, às 20h30, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) apresenta, nesta quinta-feira (25), as sinfonias Nº 5 de Haydn, a Nº 8 de Schubert e a Nº 3 de Berwald. O concerto, sob a regência do maestro e diretor artístico da OFG, Neil Thomason, ocorrerá, às 20h30 (pontualmente), no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON). A entrada é gratuita.

Os compositores

Frequentemente, ao nome de Haydn, junta-se o epíteto ‘o pai da sinfonia’. Tal título não lhe é devido apenas pelo enorme número de peças do gênero, mas principalmente porque ele ajudou a sedimentar o número de movimentos, o tipo de sonoridade e a escrita harmônica que viriam a pavimentar o caminho dos grandes sinfonistas do Romantismo.

Continua após a publicidade

Assim como Haydn, Schubert nasceu na Áustria e foi influenciado pelo cenário cultural do país. Apesar da alma boêmia e de sua vida breve em decorrência da sífilis, o compositor deixou um poderoso legado ao cenário musical: se aperfeiçoou no gênero lieder, no qual seria imbatível: a canção lírica, cantada. Estima-se que ele tenha composto cerca de 600 lieders (“canções”) baseados em textos de autores como Shakespeare, Heine e Goeth. Essas canções fariam enorme sucesso de público e de crítica, a ponto de seu autor ter sido considerado, posteriormente, o maior poeta lírico da música universal.

O compositor sueco Franz Berwald também integra o programa do terceiro concerto de 2019 da OFG. Berwald não era dado a excessos expressivos; a sua formação era eminentemente clássica. Ainda assim, compunha obras repletas de originalidades. Sua formação é moldada numa concepção artística que se inscreve na tradição germânica, com particulares afinidades a Mendelssohn e Schumann.

SERVIÇO

‘Noite das Sinfonias’ com a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG)

Quando: quinta-feira (25)

Horário: 20h30

Onde: Palácio da Música no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON)

Entrada gratuita

 

Veja Também