‘Sontoku’: uma mistura de desenho e anime

Filme, com direção do goiano Akira Ninomiya, ganha sua primeira exibição nesta terça-feira (30)

Postado em: 30-04-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Sontoku’: uma mistura de desenho e anime
Filme, com direção do goiano Akira Ninomiya, ganha sua primeira exibição nesta terça-feira (30)

Da Redação

Reunindo virtudes de superação, perseverança e espírito altruísta de um jovem órfão, o filme Sontoku estreia nesta terça-feira (30), às 19h, no auditório da Associação Comercial e Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Sob direção de Akira Ninomiya, a trama reproduz a trajetória de Kinjiro Ninomiya, um jovem órfão que mudou os rumos do Japão. 

Continua após a publicidade

Inspirado em biografias de Sontoku Ninomiya e em animês históricos, o filme utilizou técnicas que misturam desenhos com toques de animês realistas e estilos que lembram aquarela – quando o personagem entra em seus pensamentos e lembranças. A obra possui uma proposta ousada e desafiadora ao apresentar um herói japonês para um mundo em crises (econômica, política e de valores morais), mostrando que seus métodos são eficazes ainda hoje.

Ninomiya representa o tradicional ‘herói oriental’, carregando todos os ideais de honra, respeito e responsabilidade. A história surge a partir de sua infância, com grandes provações, passando por uma adolescência difícil e de muito trabalho, chegando a uma fase próspera, momentos antes de iniciar sua caminhada em prol da reestruturação de um país.

Com técnicas japonesas e ocidentais, o filme é o marco inicial da iniciativa Neo-Houtoku no Brasil, uma releitura do sistema original Houtoku, desenvolvido por KinjiroNinomiya, utilizado para reestruturação econômica e administrativa com base na transformação moral. A iniciativa social será disseminada em várias áreas da sociedade, dentre elas, a educação e empreendedorismo social.

A trilha sonora foi composta por Estércio Cunho; a sonoplastia é de Thais Oliveira; a performance, do Grupo Kyoushin Daiko, com taiko (tambores japoneses); a flauta doce, de Okinawa; e Luciane Fumie Maeda, com Shamisen e Daiki Hamano, de Tokyo, dando voz ao protagonista.

O evento conta, ainda, com uma exposição sobre a produção do curta-metragem, uma animação gráfica que relata a história de um jovem órfão que mudou os rumos de um país, baseado na história real de KinjiroNinomiya. O roteiro e direção geral são de Akira Ninomiya Júnior, com Paulo Caetano, na direção de arte, e Felipe Pitombo na direção de animação.

SERVIÇO

Lançamento de ‘Sontoku’, curta-metragem de Akira Ninomiya Júnior

Onde: Auditório da Acieg (Rua 14, nº 50, Setor Oeste – Goiânia)

Quando: terça-feira (30) às 19h

Mais informações: (62) 3237-2600

 

Veja Também