Projeto apresenta ‘O Grande Circo Mágico’

Narrativa resgata história da arte circense. Espetáculo é no domingo (5)

Postado em: 04-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto apresenta ‘O Grande Circo Mágico’
Narrativa resgata história da arte circense. Espetáculo é no domingo (5)

SABRINA MOURA*

Neste domingo (5), um pedaço da história do circo e a sua resistência serão apresentados em O Grande Circo Mágico, às 16h no Circo Laheto. Em cena, três atores se transformam em mestres de cerimônia de um circo, e ‘costuram’, junto aos artistas do Laheto, uma narrativa sobre a história milenar da arte circense.

Continua após a publicidade

Segundo a produtora e realizadora do espetáculo, Fernanda Fernandes, o espetáculo era umsonho antigo. “Coincidentemente, fui convidada por produtores de Brasília a montar um espetáculo circense que partiu da necessidade de resgatar a história do circo através do teatro. Ele foi apresentado em uma temporada para escolas do Distrito Federal”, relembra ela.

Fernanda explica que se deve falar sobre o tema justamente sobre sua importância e história: “Ela é uma arte milenar, que envolve artistas de inúmeras gerações. Famílias que sobrevivem há décadas através dessa arte, mesmo com todas as dificuldades. As novas gerações já não possuem tanto acesso a este circo que retratamos no espetáculo, e sim a outros formatos que nem sempre contam de fato esta história. Precisamos resgatar tudo isso!”

Lucas Sousa, que entra em cena como o palhaço Batatão, firma que existe uma grande importância quando se fala do circo e da cultura circense.“É uma arte que está enraizada na cultura popular e que sempre teve grande repercussão na sociedade e no desenvolvimento do povo. Por muitos anos, a arte do circo foi a única forma de acesso a arte e cultura das classes menos favorecidas, porém não deixava de agradar os mais ricos. O circo sempre foi uma arte que atingiu todo o público, às vezes por sua variedade de vertentes, às vezes pelo encantamento da sensibilidade”, conta ele.

O espetáculo apresenta números tradicionais, como malabares, monociclo e trapézio, além dos palhaços e do mágico. “Cada número circense tem uma forma única de ser executado, com técnicas virtuosas e que necessitam de muita superação dos limites; isso indiretamente ensina o público sobre o potencial humano, sobre a importância e a valorização da superação dos limites do corpo e da mente. É importante manter todas essas formas de arte vivas, pois elas são resultados de uma construção milenar do povo e são importantes para o desenvolvimento humano”, evidencia Lucas. “Temos como objetivo trazer várias sensações ao público, desde o sentimento de tensão até sorrisos, porém existe um objetivo mais pedagógico, que é o de pincelar a história do circo e oferecer o contato com grande parte do universo circense, deixando clara a importância das artes no desenvolvimento humano”, completa ele.

O Domingo no Circo é realizado desde 2014 pelo Circo Laheto. Em 2019, o projeto recebeu incentivo cultural da Enel Distribuição Goiás por meio da Lei Goyazes. Ao todo, serão 12 edições, com apresentações circenses, teatrais e musicais. De outubro a dezembro de 2018, cerca de R$ 890 mil foram investidos em dez projetos aprovados por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Domingo no Circo’ apresenta 

‘O Grande Circo Mágico’

Quando: domingo (5)

Onde: Circo Laheto (Parque da Criança, ao lado do Estádio Serra Dourada)

Horário: 16h

Entrada: R$ 10 (inteira) e crianças de até 6 anos não pagam

 

Veja Também