Banda Tuyo retorna à Capital e apresenta disco ‘Pra Curar’

Cultura

Postado em: 11-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Banda Tuyo retorna à Capital e apresenta disco ‘Pra Curar’
Cultura

GUILHERME MELO*

A banda curitibana Tuyo se apresenta, neste domingo (12), Dia das Mães, no Abrigô – Bar & Coletivo. O show, que começas às 20h, faz parte da turnê do disco Pra Curar. No repertório, também estão presentes as músicas do EP Pra Doer, lançado em 2017, contando com o single de sucesso Solamento.

Formada por Machado e as irmãs Lio e Lay Soares, a banda conta que a ordem dos álbuns Pra Doer e depois Pra Curar saiu sem muito planejamento. “Acho que talvez os títulos não sejam sobre o que os projetos contêm, mas sobre um ciclo. Acho que o que mudou de um para o outro, foi o formato. Em disco, a gente consegue narrar com mais ferramenta, consegue criar um discurso mais coeso. A gente segue curtindo olhar para os momentos, tentando ‘exorcizar’ esse sentimento em música, mas, desta vez, apresenta uma história”, Revela Lio. 

Continua após a publicidade

A jovem conta que a inspiração para o disco surgiu quando a banda estava voltando de um show na Capital. “Acho pequeno diminuir a música a um comprimido que você toma, como se toma um chá que serve para fazer digestão. Nossas músicas são uma forma de manifestação que está materializando o que sentimos ”, reforça a artista. 

Lio revela que a banda é uma forma de terapia, mas não aquelas tradicionais que se deitam no divã, expondo seus problemas. “A banda é uma terapia cuja experiência das outras pessoas também influencia diretamente no seu processo de recuperação. Talvez seus shows se tornem mais que um espetáculo, sendo uma experiência terapêutica coletiva, como poucos conseguem promover”, explica a artista, sobre a relação em grupo.

Como todo artista, sua realidade se torna uma fonte de inspiração. Para o trio, as experiências e dores vividas se transformaram em relatos musicais de uma verdade universal. “Todos nós sofremos, e lidar com a rejeição ou com a falta do outro é bastante difícil. As coisas que nos sentimos autorizados a falar; são esses sentimentos pelos quais tivemos que passar e por que todo mundo passa, como esse negócio de perder familiar, perder gente próxima, perder em vários sentidos… separar, brigar, ficar ‘bolada’, entrar em depressão, ter crise de ansiedade, enfrentar uns pesadelos horrorosos, todos esses enfrentamentos. Acho eles muito democráticos e pouco acessados”, cita Lio, se referindo ao processo de criação.

Neste ano, a banda está cheia de novidades: o trio é responsável por abrir os shows da turnê da banda norte americana The Internet, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Além disso, o grupo acaba de lançar a versão remix do seu EP Pra Doer, fora o lançamento anterior do remix de Solamento, com Lucas Estrella. A banda foi anunciada para o Bananada 2019, festival que será realizado no próximo mês de agosto, em Goiânia.

Sobre a Tuyo

O trio se ‘define’ como a fusão de temáticas existenciais em texturas eletrônicas, trazendo uma proposta vocal audaciosa, letras sensíveis e beats complexos em seus trabalhos. O disco Pra Curar está na lista de melhores álbuns brasileiros – com mais de 500 mil plays no Spotify. Segundo a banda, a Tuyo cria um som potente, capaz de “despertar a vulnerabilidade com leveza”.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

Show Tuyo

Quando: Domingo (12), às 20h

Onde: Abrigô – Bar & Coletivo (Rua 260, nº 661 – Setor Universitário, Goiânia)

Ingressos: A partir de R$ 15

 

Veja Também