Uma comédia latina clássica misturada com Shakespeare

‘Os Sofrimentos do Velho Afonso’ será apresentado nesta quinta e sexta-feira

Postado em: 30-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma comédia latina clássica misturada com Shakespeare
‘Os Sofrimentos do Velho Afonso’ será apresentado nesta quinta e sexta-feira

SABRINA MOURA*

A Barbante Cia. de Teatro apresenta, nesta quinta-feira (30) e sexta-feira (31), a comédia Os Sofrimentos do Velho Afonso, no Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas, da Universidade Federal de Goiás (UFG), às 19h. O espetáculo retrata elementos da cultura goiana misturada a traços da comédia latina clássica e à obra de William Shakespeare.

Continua após a publicidade

A peça veio a partir da pesquisa de doutorado do diretor da peça, Carlos Rabelo, na tentativa de adaptar para o teatro contemporâneo certas coisas que vêm do teatro do império romano e da comédia latina. “Essa peça começou com uma adaptação de uma comédia chamada O Punidor de Si Mesmo. Algo interessante é que, nessas peças antigas do império romano, você vê o que seria equivalente a personagens que são caipiras”, conta ele.

Esta, segundo Carlos, é uma peça goiana que possui característica em comum com as peças da tradição romana, e a moda de viola surge da ideia de juntar esse teatro antigo da Grécia e da Itália. “O teatro romano são adaptações de um tipo de teatro grego, que se chama ‘comédia nova’, que infelizmente não sobrou quase nada para a atualidade. A gente infere o que a gente conhece dessa comédia da Grécia, de Atenas, pelas traduções que se faziam no império romano”, revela o diretor. 

A ideia da moda de viola foi justamente porque ela é um símbolo da cultura local. “Seria legal ter, no começo do espetáculo, quando há um prólogo ao modo do qual se fazia também na comédia do renascimento, adaptando essa tradição clássica. Temos um prólogo entremeado com moda de viola. O Shakespeare também, de certa forma, usava esses elementos de modo universal. Ele é um autor que sempre busca assuntos universais, como exemplo, um sentimento. Nesse sentido, Os Sofrimentos do Velho Afonso é uma comédia sobre a depressão e a vontade de sofrer”, finaliza Carlos.

Sinopse

A peça conta a história de Afonso, um idoso com uma cômica obsessão em sofrer. Ele é explorado pelos vizinhos Firmino e Matilde, que o obrigam a fazer trabalhos humilhantes, como cavar buracos para que eles guardem moedas de ouro. Afonso também é espancado e acusado de ser o responsável pelo sumiço da filha do casal, há quase 20 anos. Toda essa história de desventura pode mudar, radicalmente, com a chegada do misterioso Lino, o novo empregado dos vizinhos.

A comédia Os Sofrimentos do Velho Afonso é escrita e dirigida por Carlos Rabelo, como parte de sua tese de doutorado em Artes Cênicas, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O objetivo é apresentar uma peça teatral popular, acessível, mas apoiada em materiais cômicos e literários de qualidade.

Além das duas apresentações na UFG, a Barbante Cia. de Teatro vai realizar outras seis edições, no mês de junho, no Colégio Lyceu de Goiânia. Projetos que estimulam a cultura são de grande importância para a distribuidora Enel, que apoia o espetáculo. De outubro a dezembro de 2018, R$ 890 mil foram investidos em dez projetos aprovados por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Os Sofrimentos do Velho Afonso’

Quando: 30 e 31 de maio

Onde: Teatro da Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia (Avenida Esperança, Setor Chácaras de Recreio Samambaia – Goiânia)

Horário: 19h

Entrada gratuita

 

Veja Também