A divulgação da cultura com acesso para todos

‘Teatro para Todos na Galhofada’ começa hoje

Postado em: 31-05-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A divulgação da cultura com acesso para todos
‘Teatro para Todos na Galhofada’ começa hoje

SABRINA MOURA*

Os projetos Teatro para Todos e Galhofada’ se unem nesta sexta-feira (31), no sábado (1º) e no domingo (2). A junção, que deu origem ao Teatro para Todos na Galhofada, promove à comunidade nove espetáculos teatrais, gratuitos, no Setor Pedro Ludovico.

Continua após a publicidade

Segundo o produtor executivo do Teatro para Todos, Marcelo Carneiro, por diversas dificuldades o Galhofada chegou a ser cogitado a não ser realizado, neste ano, e, como no cronograma do Teatro para Todos já estava prevista a realização de um dos seus giros na Ilha da Galhofa, os integrantes da Oficina Cultural Geppetto propuseram unir os dois projetos. “Ficamos muito felizes em nos unir com um dos mais importantes projetos do Estado, organizado de forma coletiva e sem fins lucrativos, pelo qual já passaram centenas de artistas. Nessa junção, o Teatro para Todos realiza seus espetáculos, e a Galhofada entra com ações de oficinas, feira literária e cortejo”, explica ele.

Os espetáculos apresentados, gratuitamente, vão de musicais a teatro de bonecos, sendo eles: A Bolsa da Raquel (Dwik Produções Artísticas!); Quando se Abrem os Guarda-chuvas (Farândola Teatro); A Farsa da Boa Preguiça (Grupo de Teatro Guará – PUC Goiás); Cora Coralinha (Cia. de Teatro Sala 3); Plural (Cia. de Teatro Nu Escuro); Mundo Cerrado (Grupo de Teatro Arte & Fatos – PUC Goiás); O Livro Mágico (Cia. Noah – PUC Goiás); Arruda com Alecrim (Cia. Teatral Oops!..) e Maria Bonita e Flor de Mandacaru (Cia. Teatro do Maleiro). “Divulgar a cultura em localidades diferentes, por meio de atividades cênicas, contribuindo com a formação de novas plateias e buscando promover mais acesso de diversos segmentos da sociedade goiana aos direitos culturais”, diz Marcelo sobre a importância do projeto.

O produtor também explica que as oficinas realizadas sempre foram um diferencial nos projetos do Galhofadas “Mesmo que tenham uma carga horária pequena, estas têm papel fundamental de estimular a arte na comunidade. Teremos oficinas de brincadeiras tradicionais, serigrafia como forma de expressão artística, jogos musicais, teatro, dança urbana e de circo”.

Os espetáculos do Teatro para Todos, que compõem esta edição, possuem temas variados. “Temos um espetáculo com texto de Ariano Suassuna que narra as peripécias de um poeta de cordel; um musical inspirado na obra de Cora Coralina; um de narrativa sobre os abusos dos seres humanos com os bichos do Cerrado; teatro de bonecos; teatro infanto-juvenil; peça divertida com elementos da cultura popular; outra peça que narra histórias vividas e sentidas por mulheres rurais e um belo espetáculo de música e dança”, revela Marcelo. “Nesses anos todos, percebemos a grande importância dessas ações para a comunidade, na formação cultural do cidadão. O que nos chama muita atenção são as participações das crianças: o teatro ajuda no seu desenvolvimento e na formação, despertando desejo pelo conhecimento. Estamos cada dia mais conscientes de que a arte deve ser um complemento na educação básica de todo jovem, pois facilita levando informação de uma forma mais divertida”, finaliza ele.

Projetos

O Teatro para Todos é um projeto novo de circulação de espetáculos que, nesta primeira edição, é uma realização da Arte Brasil em parceria com o Sesi, incentivado pela Lei Goyazes/Governo de Goiás, com patrocínio da empresa Piracanjuba. 

A Galhofada é uma pequena mostra de Teatro de Rua, organizada de forma coletiva desde 2004 – projeto de muita história e de importância para o Setor Pedro Ludovico nas imediações onde fica a Oficina Cultural Geppetto.

*Integrante do programa de estágio do

jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

‘Teatro para Todos na Galhofada’

Quando: sexta-feira (31), sábado (1º) e domingo (2)

Onde: Ilha da Galhofa (Rua Mil e Quatorze, 33.000, Setor Pedro Ludovico – Goiânia)

Entrada gratuita

 

Veja Também