Clássico com popular: ‘nova proposta da música’

Brasil in Trio se apresenta, hoje, com as bandas Juvenil e Sinfônica no Teatro Sesi

Postado em: 25-06-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Clássico com popular:  ‘nova proposta da música’
Brasil in Trio se apresenta, hoje, com as bandas Juvenil e Sinfônica no Teatro Sesi

Sabrina Moura

A Banda Juvenil de Goiânia/Secult-Goiânia e a Banda Sinfônica de Goiás/Ciranda da Arte apresentam, nesta terça-feira (25), um concerto juntamente com o grupo Brasil in Trio, formado pelos músicos Diego Amaral, Everton Luiz e Julio Lemos, às 20h, no Teatro Sesi. A entrada são dois quilos de alimentos não perecíveis ou um livro literário.

Segundo Julio Lemos, este é um projeto que já estava programado, há um certo tempo, e conseguiu ser realizado graças ao apoio da Lei Municipal e Fundo de Cultura. “Esse projeto está ‘linkado’ com as turnês que realizamos, no ano passado, na China e nos Estados Unidos”, conta ele em entrevista ao ‘Essência’.

Continua após a publicidade

O repertório conta com chorinho, música para banda sinfônica e a estreia mundial da versão do ‘Concerto para Brasil in Trio e Orquestra’, com músicas de Alessandro Branco e arranjos de Everton Luiz. “Estamos trazendo uma nova proposta – da música popular junto à música clássica. Esse tipo de junção é algo inédito em Goiânia. O nosso grupo é de música contemporânea popular brasileira, então para a gente é muito importante abrir esse caminho para a música goiana”, revela Julio. “As músicas foram selecionadas a partir do primeiro disco do grupo chamado ‘Brasil in Trio Interpreta Alessandro Branco’. Escolhemos as músicas que acreditamos serem mais a ver com esse tipo de proposta de música orquestrada, sendo elas: ‘Repentista’, ‘Chorando no Vale’ e o ‘Baiãozinho’”, completa.

Além das músicas do primeiro disco, o grupo faz um ‘bis’ com ‘Brasileirinho’ em um arranjo para o Brasil in Trio e a orquestra. 

China e EUA

Os concertos realizados na China e nos Estados Unidos, segundo Julio, também foram patrocinados pelo mesmo projeto, por meio do qual também realizam concertos, como o desta terça. “A gente teve como experiência nessas turnês, um reconhecimento da nossa música brasileira, e ficamos muito felizes com a receptividade no exterior. O pessoal realmente dá muito valor à nossa música popular brasileira”, conta o músico.

O artista ainda relembra que o grupo teve uma grande troca de experiência com outros músicos, principalmente nos Estados Unidos. “Tocamos com músicos norte-americanos, e foi muito bacana. Eles já têm um público e uma experiência com música brasileira, e foi muito bom dividir o palco com eles”, finaliza Julio.

Grupo

O Brasil In Trio, formado no ano de 2007, é composto pelos músicos Everton Luiz (sopros), Diego Amaral (percussão) e Julio Lemos (violão de sete cordas). O trio apresenta um trabalho de música popular brasileira, com propostas musicais inovadoras, sem romper com os aspectos advindos da tradição. 

Seus integrantes são graduados no curso de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo Julio Lemos e Everton Luiz mestres em Música, também pela UFG, e doutorandos em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além do trabalho com o grupo Brasil in Trio, os integrantes possuem atividades paralelas como solistas ou com outros grupos com apresentações no Brasil e no exterior.

Os três músicos atuam também como professores de música. O violonista Julio Lemos é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac-UFG). O percussionista Diego Amaral é professor de percussão e músico da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF-UFG). O multi-instrumentista Everton Luiz é maestro da Banda Sinfônica do Estado de Goiás.

(Sabrina Moura é 

estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

 

Veja Também