Curitiba é um dos destinos culturais durante o inverno

Capital paranaense atrai turistas por sua variedade de opções como música e gastronomia

Postado em: 08-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Curitiba é um dos destinos culturais durante o inverno
Capital paranaense atrai turistas por sua variedade de opções como música e gastronomia

Sabrina Moura

Curitiba é uma das capitais brasileiras visitadas o ano todo, mas, neste período frio, atrai ainda mais turistas por conta de sua programação de inverno. Conhecida pelos belos parques, pela limpeza e pelos traços da imigração europeia, a capital paranaense oferece um ‘caldeirão’ de cultura, e nele se destacam a música e a gastronomia.

Um dos pontos turísticos mais belos da cidade é a Ópera de Arame, um teatro cujo nome deriva do estilo construtivo, feito de tubos de aço e estruturas metálicas, coberto com placas transparentes de policarbonato, lembrando a fragilidade de uma construção em arame.

Continua após a publicidade

De forma circular, a edificação é quase toda cercada por um lago artificial, de maneira que o acesso ao auditório é feito por uma passarela sobre as águas. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Outra opção bastante procurada por quem visita Curitiba e gosta de obras de arte é o Museu Oscar Niemeyer, conhecido também como Museu do Olho – ou MON. Possui foco nas artes visuais, na arquitetura e no design. Até o próximo dia 28 de julho, o público pode de conferir a exposição Raiz de Ai Weiwei, artista contemporâneo chinês que se destaca pela representação em questões sociais e humanas.

Gastronomia

No campo gastronômico, o município sedia, entre os dias 9 e 19 de julho, o Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba que, além de resgatar os pratos típicos da região, reúne estabelecimentos de moda, cultura, serviços e bem-estar em uma programação cheia de cursos, oficinas e shows.

Entretenimento

Para quem pretende ir às compras, a Feira da Praça do Osório traz mais de 60 barraquinhas em uma charmosa feira ao ar livre, rodeada de instalações históricas e opções em acessórios de inverno como luvas, cachecóis, pantufas e pijamas quentes produzidos pelos artesãos da cidade.

A cidade também recebe grandes shows no mês de julho, como Gal Costa, no próximo dia 18 de julho, no Teatro Guaíra. Do lado de fora dos museus, Curitiba também mostra sua ‘veia’ artística. Grafites dão vida aos muros do Centro e na rua São Francisco, e, no largo do Paço, é possível ver trabalhos de artistas locais como Rimon Guimarães, Maciel e Felas. Uma imensa tulipa pintada pela artista suíça Mona Caron colore uma empena na praça de Bolso do Ciclista. A região, juntamente com o bairro do Batel, reúne atrações de arte, e é ideal para um passeio a pé.

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

SERVIÇO

Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba (PR)

Quando: de 9 a 19 de julho

Onde: Rua José Bonifácio, nº 33, Centro de Curitiba

Feira da Praça do Osório

Quando: até 12 de julho

Onde: Centro de Curitiba

Horários: de segunda a sábado (das 11h às 22h) e domingo (das 14h30 às 19h30)

Show com Gal Costa

Quando: sábado (20/7) às 21h

Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, nº 971 – Curitiba)

Exposição ‘AiWeiwei Raiz’

Quando: até 31 de julho

Onde: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, nº 999 – Curitiba) 

Veja Também