À capela e ao piano

Coro Sinfônico de Goiânia realiza concerto de lançamento da turnê ‘Goiânia-Campos do Jordão-São Paulo’

Postado em: 24-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: À capela e ao piano
Coro Sinfônico de Goiânia realiza concerto de lançamento da turnê ‘Goiânia-Campos do Jordão-São Paulo’

Sabrina Moura*

Sob regência da maestrina Katarine Araújo, o Coro Sinfônico de Goiânia apresenta, nesta quarta-feira (24), no Teatro Basileu França, o concerto de lançamento da turnê Goiânia-Campos do Jordão-São Paulo. No programa, obras à capela e acompanhadas de compositores consagrados como Poulenc, Debussy, Villa-Lobos, Ronaldo Miranda e Villani-Cortes.

Segundo Katarine, a importância desta apresentação é que, neste ano, o coro completa 20 anos, desde a sua fundação, e é a primeira vez que realiza uma turnê nacional. “Goiânia é celeiro de belíssimas vozes, uma das escolas de canto mais fortes do País, e pouca gente sabe o que se produz aqui, então é importante levar o nosso coro a outras cidades”, afirma.

Continua após a publicidade

O coro mostrará ao público o repertório que apresentará nos concertos da turnê, com obras dos séculos 20 e 21, sendo elas à capela e acompanhadas por piano. “Estou bem esperançosa que será um bom lançamento nesta quarta. A venda dos ingressos será para ajudar a custear despesas da viagem, então precisamos lotar aquele teatro! Tenho certeza de que as pessoas que forem vão sair contagiadas com a nossa música! O repertório está belíssimo, e estamos muito ansiosos por esse momento”, revela Katarine.

A realização do lançamento da turnê é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Itego Basileu França.

Turnê

O coro é o protagonista dessa produção vocal, e, nesta primeira turnê, já carrega uma grande responsabilidade, pois os músicos vão participar do 50º Festival de Campos do Jordão.“É o festival mais importante da América Latina. Estamos ansiosos e com muita expectativa de que será uma experiência fantástica!”, conta a maestrina.

Durante a viagem, o coro se apresentará em Campos do Jordão, no dia 26, na Paróquia Teresinha do Menino Jesus, às 17h. Depois, seguirão para São Paulo, onde apresenterão concerto na Catedral da Sé, no dia 27, às 16h, e na Basílica Nossa Senhora do Carmo, no dia 28, às 12h.

Maestrina

Natural de Goiânia, Katarine Araújo é graduada em Piano, e possui mestrado em Performance/Regência Orquestral pela Universidade Federal de Goiás (UFG). “Estudo música desde os 8 anos. Meu pai sempre tocava violão em casa, e me senti motivada a estudar; estudei violão popular e clássico. Entrei para o Basileu França e participei, durante muito tempo, do Coral Infantil Pequenas Vozes. Comecei a estudar piano aos 11, e, desde então, sempre fui atraída pela regência”, relembra a profissional que, atualmente, é regente titular do coro e professora substituta na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. 

Katarine iniciou os estudos com regência coral e, depois, fui se envolvendo com a orquestral – sempre transitando entre as duas áreas. Como uma das representantes femininas  na música clássica, ela afirma ser um caminho bem árduo. “Sinto que estamos conquistando nosso espaço, mas em ritmo bem lento. Na regência coral temos bastante espaço, mas na orquestral nem tanto. A cada conquista, precisamos comemorar bastante, e incentivar outras mulheres, pois não é fácil chegar até lá. Somos julgadas por colegas homens – e mulheres também. O que não dá é para desistir; somos movidas pela luta e por fazer o que gostamos”, finaliza ela.

Dentre seus projetos, estão a difusão e a valorização do repertório coral sinfônico, e a divulgação do repertório orquestral contemporâneo brasileiro, parte de sua pesquisa defendida no mestrado.

(Sabrina Moura é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)


SERVIÇO

Lançamento da turnê ‘Goiânia-Campos do Jordão-São Paulo’ do Coro Sinfônico de Goiânia 

Quando: quarta-feira (24)

Onde: Teatro Basileu França (Avenida Universitária, nº 1.750, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Horário: 20h30

Entrada: R$ 10 (na bilheteria do teatro a partir das 18h) 

Veja Também