Igreja histórica em Jaraguá será restaurada

Obra tem duração prevista de até 15 meses

Postado em: 25-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Igreja histórica em Jaraguá será restaurada
Obra tem duração prevista de até 15 meses

Teve início nesta semana, em Jaraguá, a restauração da histórica Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no início do século 19 e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual. A obra foi contratada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult Goiás), e tem duração prevista de até 15 meses. O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Cultura, Edival Lourenço, fizeram a entrega de um documento simbólico de início das obras ao Bispo Diocesano de Anápolis, Dom João Wilk, ao qual está ligado a Igreja de Jaraguá.

Edival Lourenço ressaltou que a obra é importante e se trata da única igreja tombada apenas pelo Patrimônio Estadual. “Temos grande responsabilidade pela preservação dela. Trata-se de um prédio belo e singelo ao qual a comunidade de Jaraguá tem grande apreço”, destacou o secretário. 

O bispo Dom João Wilk se disse agradecido pela restauração da igreja. “Isso demonstra grande consideração do governador e reconhecimento à nossa diocese e à paróquia de Jaraguá. Só temos a agradecer. Sei que a cidade esperava essa restauração há muito tempo”, comentou.

Continua após a publicidade

Importância

Localizada na Praça da Matriz, no Centro de Jaraguá, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é uma edificação histórica, erguida em 1828, por iniciativa da família de Antônio Félix de Souza, que foi um grande comerciante da cidade, na época. Escolhida sua localização, junto ao Largo da Matriz, terreno situado em frente à residência desta família, um dos sobrados mais imponentes da cidade até então, teve início a construção da Igreja.

O prédio é um bem tombado em nível estadual, por meio do Decreto Lei nº 4.943, de 31 de agosto de 1998. A Igreja faz parte de um importante conjunto arquitetônico do século 18, preservado na cidade, e Jaraguá é uma das poucas cidades goianas que mantêm parte do conjunto colonial preservado.

A igreja foi a 4ª capela a ser erguida no arraial do município. O edifício, de características coloniais, possui telhado de duas águas escalonado com estrutura de madeira, telhas do tipo capa e bica, guarda-pó de tábuas de madeira e cachorros recortados. Construída em alvenaria de adobe, possui campanário em madeira externo ao edifício, com sino. Na igreja também funciona o Museu de Arte Sacra de Jaraguá. (Redação de O Hoje com Secult Goiás) 

Veja Também