Um registro das músicas regionais brasileiras

Elen Lara apresenta canções do CD ‘Piquititim’, nesta sexta (26), no Teatro Goiânia

Postado em: 26-07-2019 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Um registro das músicas  regionais brasileiras
Elen Lara apresenta canções do CD ‘Piquititim’, nesta sexta (26), no Teatro Goiânia

Sabrina Moura

O trabalho surgiu de uma vontade e de um desejo antigo da musicista Elen Lara de registrar músicas regionais brasileiras. O CD Piquititim – Música Regional Brasileira apresenta músicas do regional, do Estado de Goiás, mas também inclui compositores do repertório nacional. O show – um resgate à tradição cultural – de lançamento é nesta sexta-feira (26), às 20h, no Teatro Goiânia.

De acordo com Elen, o CD conta com um compositor nacional, Heitor Villa-Lobos: “Para esse trabalho, o repertório já estava pensado, algumas composições autorais já estavam prontas e, quando nós tivemos a oportunidade de participar do edital da Lei de Incentivo do Município, nós vimos nisso a oportunidade de projetá-lo. A seleção do repertório foi feita de uma forma tranquila e bem pensada para resultar em algo harmônico. Das dez músicas, três são minhas, e, para ter uma representatividade, eu valorizei muito a questão da composição e a inserção de outros compositores ao Piquititim; nele, estão Orion Tadeu, José Eduardo Morais, Elbio Rocha, Hamilton Carneiro, Fernando Cupertino, Eulinho e Joaquim E. de Camargo, que resolveram nos presentear com as suas músicas”.

Continua após a publicidade

A artista, juntamente com sua banda e o tenor Dámom Farias, apresentam canções autorais com o sotaque ‘goianês’ e suas singulares expressões. “É de total importância evidenciar a nossa música regional brasileira, pela riqueza, pela cultura, por tudo que ela apresenta e tudo que ela entrega. É uma música que fala das belezas do povo, da cultura, das alegrias, das tristezas, da raiz, da essência e da tradição”, diz Elen. “Para mim, sempre foi muito importante evidenciar a música regional, afinal, sou goiana e carrego comigo essa essência, a forma de falar e de expressar. Tento imprimir totalmente uma autenticidade genuína da arte que eu faço, construída ao longo de uma trajetória de vida. Acredito que o segredo do sucesso e do êxito desse trabalho é muito em função disso, dessa verdade, da autenticidade e da originalidade que esse trabalho passa”, completa.

Álbum

O nome do trabalho, segundo Elen, surgiu a partir de uma conversa com o Hamilton Carneiro que, junto a José Eduardo Moraes, compuseram a música Piquititim. “Nós vimos que essa música tinha tudo a ver com a nossa regionalidade, a história, a afetividade e o calor do povo goiano. Quando cantei a música, houve uma aceitação, e desde então, nós decidimos que o nome do CD seria Piquititim, porque representava tudo o que a gente imprimiu nesse trabalho”, afirma.

O repertório é considerado pela musicista expressivo, conectado com a realidade – não só com o regional, mas também com o Brasil e as belezas brasileiras. Das dez músicas, três são da artista: Causo, Goianês e Goiás. “Em Causo e Goianês, eu trabalhei muito as nossas expressões e a fala goiana. Como boa goiana que eu sou, vivencio o meu cotidiano, expressões como ‘trem’, ‘rensga’, ‘bão demais da conta’, ‘cadê ocê’– dentre outras. Quando se ouvem as músicas, você se identifica com essas expressões e com a fala”, explica Elen.

Na música Goiás, são evidenciadas a cultura e as festas. “Tem um instrumento nela que reflete a folia de reis, e, no fim, tem palmas de catira. O nosso Estado é muito rico e muito tradicional; o goiano valoriza muito a terra, o povo, o sentimento, o ‘fazer pamonha’, o pão de queijo quentinho, o café passado na hora, e as músicas retratam muito isso”, conta.

Para Elen, em um mundo de tantos fakes e fast food, ter origem, raiz e um chão para pisar é muito legal. “Os clássicos regionais me representam, assim como a música popular brasileira, que eu também executo, e nada nunca me impediu de inserir as belezas que nós temos no Estado. Agora, com esse álbum, espero que seja o primeiro de muitos para representar e expressar toda essa nossa região”, finaliza a cantora.

O CD Piquititim – Música Regional Brasileira é um álbum autoral e conceitual que representa a folia de reis, a catira, as serenatas em Goiás, os carreiros, os doces e as comidas típicas – por meio da voz, de melodias, harmonias e de instrumentação. A capa do CD é assinada por Waldomiro de Deus, reconhecido artista plástico primitivista brasileiro. A canção Goianês, de Elen Lara, tem participação do humorista Tom Carvalho.

(Sabrina Moura, é estagiária do jornal O Hoje sob orientação da editora do Essência, Flávia Popov)

SERVIÇO

Show de Lançamento do CD ‘Piquititim – Música Regional Brasileira’

Quando: sexta-feira (26)

Onde: Teatro Goiânia (Rua 23, nº 252, Setor Central – Goiânia)

Horário: 20h

Entrada: R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)

 

Veja Também