Festival Art Déco começa hoje (27)

2ª edição do Goiânia Art Déco Festival tem bjetivo é preservar o estilo arquitetônico. Foto: Deborah Gouthier / Divulgação / Governo de Goiás

Postado em: 27-08-2019 às 09h00
Por: Aline Carleto
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival Art Déco começa hoje (27)
2ª edição do Goiânia Art Déco Festival tem bjetivo é preservar o estilo arquitetônico. Foto: Deborah Gouthier / Divulgação / Governo de Goiás

Da Redação

Começa hoje (27) a 2ª edição do Goiânia Art Déco Festival. O art déco foi escolhido para definir a fisionomia dos primeiros prédios daquela que viria a ser a primeira metrópole do Centro-Oeste e, no ano passado, foram celebrados 85 anos de sobrevivência deste movimento artístico. Goiânia reúne o maior acervo art déco do Brasil. Attílio Corrêa Lima, urbanista responsável pelo projeto da Capital, havia concluído seus estudos, na França, quando, em 1935, fez o desenho da cidade. Construídos nas décadas de 1940 e 50, vários prédios e monumentos públicos no estilo art déco foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Nacional por sua relevância histórica e arquitetônica, mas, infelizmente, muitos sofrem com o abandono e o descuido.  

Segundo o organizador do evento, Gutto Lemes, o festival tem como objetivo resgatar a lembrança da arte e promover um sentimento de unidade cultural. “A ideia é trazer para a Capital este debate pela valorização. Buscamos conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar essa arte diversificada. Esse movimento dialogou com diversos segmentos da sociedade, como as artes decorativas, a arquitetura, o design de interiores e o desenho industrial, bem como as artes visuais, as artes plásticas, a moda, a pintura, as artes gráficas, a gastronomia e até mesmo o cinema”, comenta o organizador. 

Continua após a publicidade

A programação desta edição, que segue até o próximo dia 1º de setembro, conta com duas palestras internacionais sobre art déco, com especialistas de Bruxelas (Bélgica), e de Buenos Aires (Argentina). “Nestes países, o estilo art déco é tratado com grande respeito à história do patrimônio; é um tesouro arquitetônico. Isso é bom para mostrar ao público como podemos preservar o nosso patrimônio”, explica Gutto. Além disso, o catálogo de atividades conta com gastronomia e dança, valorizando os edifícios do Centro de Goiânia. “É importante levar o movimento para o Centro da cidade, e, com isso, ocupar uma área importante. Acaba que o centro é a ‘origem’ de Goiânia, então queremos fomentar as produções lá”, revela. 

Dentre as palestrantes, está a argentina Adriana Piastrellini, que é arquiteta e presidente da Art Déco Buenos Aires Argentina (ADBA – Art Déco). “Ela esteve em Goiânia, no ano passado, neste mesmo festival, falando sobre a importância do art déco para a cultura de seu país. Neste ano, Adriana vai trazer a exposição do concurso de fotografias art déco da ADBA – Art Déco. Eu a convidei também para dar a palestra sobre a herança da arte, ‘Herencia Sur-Primer Corredor Art Déco Trinacional’”, conta o idealizador. A palestra será nesta terça-feira (27), às 9h, no Espaço de exposição da área III, PUC-Goiás, Praça Universitária. 

Já a palestrante da Bélgica, a arquiteta Caroline Schuermans, se apresenta, nesta sexta (30), às 19h, na escola Aliança Francesa. “Ela é gerente de comunicação da Fundação Boghossian – Ville Empain, em Bruxelas. Foi uma indicação de conhecidos, e pode acrescentar muito no festival, já que a Bélgica é um dos países de origem da art decó”, explica. 

Veja Também