Por que pernilongos gostam de zumbir em nossos ouvidos?

Pesquisadores entomólogos foram atrás de descobrir a razão desse barulho

Postado em: 31-03-2023 às 17h05
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que pernilongos gostam de zumbir em nossos ouvidos?
O zumbido dos pernilongos nada mais é do que o barulho do bater das asas do inseto | Foto: iStock

Poucas coisas são mais irritantes do que acordar durante a noite incomodado com o barulho de um mosquito em nossa orelha. Se você já se perguntou o motivo que leva os pernilongos a zumbirem próximos aos nossos ouvidos, sua resposta está nesse post. Saber essa informação não vai impedir que os pernilongos continuem atrapalhando seu sono, mas vai matar a sua curiosidade.

Essa dúvida também incomodou pesquisadores entomólogos, que foram atrás de descobrir a razão desse barulho. Michael Riehle, professor de entomologia da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, revelou que o zumbido dos pernilongos nada mais é do que o barulho do bater das asas do inseto. Como o som não tem um longo alcance, só conseguimos ouvir quando está próximo ou se aproximando.

Sabe-se, também, que os pernilongos se sentem atraídos pelo gás carbônico que liberamos pela boca e pelo nariz, por isso ficam rondando a região da cabeça. Os pernilongos conseguem identificar essa nuvem de gás através de sensores que ficam nos seus pés. Com isso, sabem se o sangue servirá uma boa refeição.

Continua após a publicidade

As muriçocas fêmeas e machos têm hábitos diferentes. Os machos preferem voar livres e se alimentar de néctar. Já as fêmeas necessitam de sangue, que vai gerar energia para produção de ovos. Então, esse mosquito que te incomoda e se alimenta do seu sangue, provavelmente é fêmea. Quando ela encontra um alvo, suas asas batem cerca de 500 vezes por segundo. Além disso, essa frequência do bater das asas atrai pernilongos machos que estão em busca de uma parceira.

Há outras partes do corpo humano que também são atrativos para os mosquitos, como a planta dos pés, que possuem bactérias que exalam cheiros.

Leia também:

Veja Também