11 frutas que você não pode oferecer ao seu cachorro

Existem frutas aparentemente saudáveis e inofensivas, mas que são tóxicas aos cães, podendo causar danos graves.

Postado em: 06-01-2023 às 16h34
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: 11 frutas que você não pode oferecer ao seu cachorro
Existem frutas aparentemente saudáveis e inofensivas, mas que são tóxicas aos cães, podendo causar danos graves. | Foto: Getty

Frutas e legumes são muito nutritivos e oferecem diversos benefícios, tanto para nós, quanto para os cães. Porém, a dieta do animal não deve ser composta majoritariamente por estes alimentos, que servem apenas de complemento e petiscos para eles se deliciarem. Além disso, algumas frutas podem ser prejudiciais aos cachorros, podendo comprometer o bem-estar e causar danos aos órgãos dos bichinhos.

A médica-veterinária da Petz, Dra. Suelen Silva, em entrevista ao Ana Maria, contou quais frutas devem passar longe do seu aumigo.

1 – Abacate

Independente da forma de preparo do abacate, esta fruta não deve ser ingerida pelo seu pet. Ela possui uma substância chamada persina, que é tóxica aos animais, podendo causar vômitos, diarreias e problemas cardíacos.

Continua após a publicidade

2 – Abacaxi

O problema aqui não é tão grave, mas a acidez do abacaxi pode causar problemas estomacais no animal, então é melhor não oferecer.

3 – Carambola

Esta fruta contém uma toxina que pode causar problemas renais nos cães. Isso ocorre devido à alta concentração de ácido oxálico, que pode causar acúmulo de cálculos nos rins e na bexiga, levando a
insuficiência renal. Os sintomas são diversos, como vômito, diarreia, salivação intensa, tremores e sangue na urina.

4 – Cereja

Apesar de pequena, a cereja possui cianeto em seu caroço e casca, que pode causar falência respiratória e, consequentemente, a morte do animal, porque prejudica o transporte de oxigênio pelas células sanguíneas.

5 – Damasco

A polpa do damasco não é prejudicial ao animal, mas as hastes, sementes e folhas possuem muito cianeto, podendo gerar problemas respiratórios.

6 – Coco

Como é uma fruta rica em triglicerídeos, se ingerido pelo cão pode causar inchaço, desconforto, dor de estômago e diarreia.

7 – Açaí

O problema do açaí é o mesmo do chocolate. Rico em teobromina, pode causar intoxicação nos cães.

8 – Figo

O figo pode causar reações alérgicas nos cães, caso a árvore ou a planta sejam ingeridas. Processos inflamatórios na pele são comuns também.

9 – Laranja e limão

Estas frutas são perigosas pela acidez, que pode causar gastrite no cão e outras complicações.

10 – Maracujá

O Maracujá, na verdade, não pode ser oferecido ao cão em sua forma in natura. Os cachorros podem comer a polpa do maracujá, sem sementes, sem folha ou casca. Como separar a poupa pode ser um processo bem complicado, o recomendado é que não dê essa fruta ao seu pet.

11 – Uvas e passas

As uvas são extremamente prejudiciais aos cães, portanto, mantenha-as fora de alcance. Ainda não existe uma pesquisa conclusiva apontando quais são as substâncias presentes na fruta que são maléficas aos cães, mas há vários casos de doenças e mortes causadas pela ingestão da uva. As passas também não devem ser ofertadas pelo mesmo motivo.

Leia também:

Veja Também