Sal rosa do Himalaia: saiba como identificar se o tempero é verdadeiro ou falso

O colorido, a forma e a textura do sal do Himalaia dão um toque refinado a qualquer refeição

Postado em: 29-12-2022 às 09h59
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Sal rosa do Himalaia: saiba como identificar se o tempero é verdadeiro ou falso
O ingrediente pode trazer grande benefícios para o corpo | Foto: Divulgação

O Sal Rosa do Himalaia sofistica qualquer prato graças à sua pureza no sabor, afinal ele chega às mesas exatamente como a natureza nos presenteou: sem nenhum aditivo ou processamento. O rosa dá um visual diferenciado ao prato e diz muito sobre o tempero final.

Muito utilizado em pratos saudáveis, é preciso ficar atento a origem do produto, já que se trata um ingrediente vendido a preços “salgados” no mercado. É bom ficar atento pois nem todas as marcas vendem o sal verdadeiro.

Assim como o sal comum, o sal do Himalaia pode ser usado em qualquer etapa na preparação: antes, durante ou na finalização das receitas. O colorido, a forma e a textura marcantes são frutos de micro-cristais rochosos extraídos, que preservam uma diversidade de minerais importantes.

Continua após a publicidade

Saiba diferenciá-lo do falso

Existem algumas para indentificar se o sal do Himalaia, é verdadeiro ou falso. Confira:

  • Preço: 1kg de sal rosa do Himalaia original custa em média entre R$ 20,00 a R$ 45,00. Pode parecer caro, mas além de todos os benefícios, pode durar por muitos anos. Se tiver muito abaixo desse valor, desconfie.
  • Cristal: Observe os cristais de seu sal rosa. Se eles forem sequinhos, é mais provável de que seu produto seja verdadeiro, já que esse tipo de sal é extraído de minas secas.
  • Cor: o sal rosa do Himalaia é bem mais claro que o falsificado, que acabam passando por um procedimento de coloração e acabam ficando mais escuros.
  • Água: A prova de fogo é colocar o sal na água. Depois de mexer com uma colher, observe a cor da água: o sal falso deixa a água bem escura, levemente avermelhada. Por outro lado, o sal verdadeiro não muda a tonalidade da água.

Benefícios do Sal Rosa

O sal rosa do Himalaia oferece diversos benefícios à saúde. Alguns dos principais são:

  • Melhorar a digestão: Absorvendo outros nutrientes que geralmente são descartados pelo corpo
  • Fortalece o corpo: Ajudando a manter os ossos e tecidos conjuntivos mais resistentes, melhorando o poder de regeneração muscular e circulação sanguínea.
  • Reduz a pressão arterial: consegue baixar a pressão arterial, pois o organismo processa os minerais mais rapidamente.
  • Relaxa os músculos e combate o cansaço: utilizado em um banho quente, pode relaxar os músculos contraídos, ajudando a curar músculos e outros tecidos moles danificados.
  • Trata doenças respiratórias: também no banho, pode matar bactérias que podem estar presas nas cavidades nasais e no ar poluído.
  • Melhora o sono: repõe e restaura a energia corporal.

Veja Também