Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Dia Internacional do Gato: tudo o que você precisa saber sobre este felino

Apesar da fama de traiçoeiros, os gatos adoram interagir com os seus tutores

Postado em: 17-02-2023 às 17h56
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia Internacional do Gato: tudo o que você precisa saber sobre este felino
O ronronar do gato é considerado terapêutico e pode ajudar na recuperação de tecidos e ossos | Foto: iStock

Como os gatos são seres muito especiais e fazem parte da vida de milhares de pessoas, existem datas especiais para celebrar a vida deste felino cheio de personalidade. Assim como qualquer animal, os bichanos precisam de muita atenção, carinho e amor. Apesar da fama de traiçoeiros, os gatos adoram interagir com os seus tutores.

Infelizmente, há muitos gatos abandonados na rua, que sofrem de maus-tratos e até morrem por envenenamento. O dia de hoje pode ser aproveitado tanto para mimar o seu gatinho, quanto para conscientizar as pessoas sobre a realidade dos gatos de rua e lutar para que as leis de proteção animal sejam asseguradas.

Inclusive, existem ONGs que fazem trabalhos voluntários de resgate, castração e outros cuidados que você pode ajudar!

Continua após a publicidade

Quando é comemorado o Dia Internacional do Gato?

Dia 17 de fevereiro

Na Europa, o dia 17 de fevereiro foi escolhido para reforçar as campanhas contra os maus-tratos de felinos. ONGs e outras entidades, do mundo inteiro adotam esta data para a conscientização e adoção de gatos abandonados.

Dia 8 de agosto

O dia foi eleito em 2002 pelo International Fund For Animal Welfare (IFAW). A data é dedicada para conscientizar a população a respeito das características e necessidades peculiares dos gastos. Além disso, a campanha é um incentivo para a adoção de gatinhos, que a cada vez mais estão conquistando um cantinho nos lares.

Dia 20 de fevereiro

Outra data em fevereiro, este dia começou a ser comemorado a partir de uma iniciativa de seguidores do gato Socks. Este gatinho era um integrante da família Clinton e morou na Casa Branca durante o mandato de Bill Clinton. Ao contrário das duas primeiras datas, o 20/2 é dedicado quase exclusivamente a este bichano famoso.

Socks era tão querido e conhecido que o próprio Bill Clinton começou a perder fama para ele. Em 2001, o bichano precisou ser eutanasiado devido a um câncer.

O gato dos Clinton na tribuna da Sala de Imprensa da Casa Branca, em 19 de março de 1994 | Foto: Reprodução

Dia 29 de outubro

O dia 29 de outubro é considerado uma das datas oficiais para comemoração do Dia Internacional do Gato. A data foi escolhida por Colleen Paige, especialista em animais que visa promover o bem-estar dos bichinhos.

Dia 17 de agosto

Esta data é utilizada para celebrar e enaltecer a existência do gato preto. Devido a lendas, superstições e preconceitos, o gato preto é alvo de violência e maus-tratos, principalmente na sexta-feira 13.

O dia foi escolhido pelo protetor dos animais Wayne H. Morris. No dia 17 de agosto, os defensores dos bichinhos utilizam as redes sociais para publicar conteúdos com o uso de hashtags sobre a data, numa tentativa de conscientizar a população.

Curiosidades sobre os gatos

Gatos domésticos são mais antigos do que imaginamos

Antigamente, acreditava-se que a domesticação dos animais havia sido feita pelos egípcios há, aproximadamente, 3600 anos. Contudo, descobertas recentes sugerem que a primeira domesticação dos gatos data de mais de 10 mil anos atrás. Teoriza-se que, na época, os felinos selvagens começaram a se aproximar das pessoas por conta própria, quando os seres humanos passaram a plantar. A presença dos gatos agradou as pessoas, pois eles ajudavam a combater os roedores, que, por sua vez, destruíam as plantações. Para atrair ainda mais os gatos, os seres humanos começaram a alimentá-los.

Os gatos eram considerados divindades

O antigo Egito venerava os gatos. Eles acreditavam que os felinos eram seres mágicos que traziam sorte aos seus cuidadores. A realeza egípcia alimentava os bichanos com guloseimas e os vestiam com joias. Quando morriam, os gatos eram mumificados, assim como os humanos. A adoração era tamanha que os tutores raspavam as sobrancelhas em prova do luto e só paravam de lamentar a perda até que elas crescessem.

Além disso, é possível observar que os felinos estão presentes em diversas artes, esculturas, pinturas e escrituras da época. A devoção era tão grande e verdadeira, que quem matasse um gato – mesmo que por acidente – era condenado à morte.

Bastet, a deusa gato | Foto: Reprodução

O ronronar do gato faz bem à saúde

Estudos indicam que o ronronar é uma ação poderosa de cura. Acredita-se que as vibrações do ato sejam rejuvenescedoras – uma maneira do gato “se curar” após uma situação de estresse. A frequência dessas vibrações, com um alcance de 20 Hz e 150 Hz, pode promover o crescimento dos ossos conforme eles enrijecem em resposta à pressão.

Gary Weitzman, veterinário e CEO da Sociedade Humana de São Diego, diz que ronrons na frequência entre 25 e 100 Hz correspondem a frequências estabelecidas de cura na medicina terapêutica para humanos. De acordo com as pesquisas, os ossos respondem a 25 a 50 Hz, enquanto pele e tecidos moles a cerca de 100 Hz.

Os gatos fazem diferentes sons para se expressarem

Os gatos contam com 100 vocalizações diferentes, em média. Cada som representa uma forma de expressão de sentimentos e opiniões. Alguns dos principais sons feitos pelos gatos são:

  • Miado: o mais comum desde o primeiro dia de vida. O miado serve para alertar à mãe quando eles precisam de atenção e comida. É muito raro que um gato adulto mie para outro felino, mas eles miam para as pessoas, porque são, geralmente, as encarregadas de dar-lhes alimento.
  • Ronronar: os gatos fazem esse som quando estão felizes e quando querem carinho. Mas, por outro lado, o ronronar também serve para quando estão doentes ou feridos.
  • Trilo: o trilo, ou “gorjeio”, é um som que fica entre o miado e o ronronar. Uma das principais características desse som é que dura menos de um segundo e tem tom crescente. Além disso, não é necessário que os felinos usem a boca para emiti-los. Ele é usado como cumprimento amistoso entre felinos ou deles com as pessoas.
  • Chiado: este é um dos sons mais chamativos dos gatos. Usado como arma de defesa a partir das três semanas de vida, o animal abre completamente a boca e expulsa o ar de forma brusca.
  • Rosnado: trata-se se um sinal de advertência. Quando o gato emite este som é porque está com raiva.
  • Sons sexuais: o som é ouvido, principalmente, durante a noite e pode ser realizado tanto por machos, quanto por fêmeas. As fêmeas usam o som sexual para atrair um parceiro, já os machos o utilizam para avisar a outros gatos a presença de uma gata no cio.
  • Som vibratório: este som pode aparecer em um momento de frustração ou excitação.
  • Uivos e gritos: são uma espécie “grito de guerra” que antecede uma briga, especialmente entre dois machos. São como longos uivos, muito agudos e altos.
  • Murmúrio: é uma mistura entre um miado, um ronronar e um rosnado. Significa que ele está grato pela atenção ou pela comida.

Os gatos são conhecidos como “padeiros”

Gato amassando pãozinho é algo que os donos costumam achar muito fofo. Este ato de ficar afofando superfícies macias é bem característico da espécie e representa um bom sinal. Nota-se que um gato amassando pãozinho está sempre calmo, relaxado e satisfeito. Esse hábito é tido como positivo, pois significa que eles estão se sentindo seguros e confortáveis.

Leia também:

Veja Também