Comida japonesa: grávidas podem ou não comer peixe cru?

Entenda porque não tem problema comer comida japonesa durante a gestação

Postado em: 27-02-2023 às 16h11
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Comida japonesa: grávidas podem ou não comer peixe cru?
Grávidas podem sim comer peixe cru, pois não transmitem toxoplasmose | Foto: iStock

O pré-natal é um momento de muitas novidades, restrições e novos cuidados que a grávida deve ter em prol da sua saúde e, principalmente, da saúde do bebê. Entretanto, na internet são encontradas muitas informações falsas que servem somente para fazer terrorismo e deixar a gestante preocupada e cheia de neurose (como se a gravidez por si só já não fosse o suficiente). Sendo assim, a informação de que grávidas não podem comer peixe cru é falsa.

As grávidas podem sim comer peixe cru, pois não transmitem toxoplasmose. A doença está ligada às carnes bovina e suína mal passadas. Além de provocar o aborto, a toxoplasmose está relacionada ao nascimento de bebês com alterações no tamanho do cérebro e sujeitos a crises de convulsão.

Na mulher, os sintomas da doença podem ser leves ou nem aparecerem. Portanto, é necessário que todas as gestantes realizem a pesquisa de anticorpos IgG e IgM durante o pré-natal.

Continua após a publicidade

O que é toxoplasmose?

De acordo com a Embrapa Caprinos e Ovinos, a toxoplasmose é uma infecção parasitária (causada pelo protozoário Toxoplasma gondii) que acomete mamíferos domésticos e selvagens, aves e o ser humano.

Mas existe algum perigo em consumir peixe cru durante a gestação?

Existe o perigo da gestante adquirir uma salmonelose, ligada às más condições de conservação do alimento. Essa doença, causada por uma bactéria, pode provocar desde um desarranjo intestinal, como diarreia e vômitos, até desidratação e, nos casos extremos, morte. Mas a intoxicação alimentar por Samonella só aparecerá caso o peixe esteja pessimamente conservado.

Ou seja, gradivinha, se você estiver com desejo de um rodízio de comida japonesa, escolha um restaurante confiável, onde os ingredientes sejam de boa procedência e os peixes bem cuidados.

Fonte: as informações deste texto são da Revista Superinteressante.

Veja Também