10 livros sobre maternidade para serem lidos desde a gestação

Leituras práticas para uma maternidade respeitosa e positiva

Postado em: 22-02-2023 às 16h43
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: 10 livros sobre maternidade para serem lidos desde a gestação
Leituras práticas para uma maternidade respeitosa e positiva | Foto: iStock

As mamães de primeira viagem, principalmente, passam por momentos de insegurança e ansiedade desde a gestação. Afinal, a chegada do primeiro filho marca o início de uma nova vida também aos pais, que se tornam responsáveis pela segurança e bem-estar de uma criança. É claro que ninguém nunca está totalmente preparado: a maternidade e a paternidade são uma caixinha de surpresas. Mas, ainda assim, é muito importante que os pais busquem conhecimento para que os filhos tenham uma educação respeitosa e da melhor qualidade. Para isso, existem diversos livros que poderão guiá-los neste caminho.

Ao sair da maternidade e chegar em casa, o pai e a mãe se veem, pela primeira vez, completamente sozinhos com o recém-nascido e uma dúvida pode pairar no ar: “E agora?!”. As necessidades de uma criança, em cada fase do desenvolvimento, são diferentes. É importante que os pais entendam como funciona o cérebro de uma criança para que ela receba os cuidados adequados. É muito comum os adultos pensarem que as crianças possuem o mesmo nível que compreensão que eles, o que é um grande erro. Educar uma criança requer muita paciência, sabedoria e maturidade.

Os livros sobre maternidade indicados nesta lista ensinam técnicas que auxiliam na criação do filho, alguns são crônicas, outros são como um bate-papo de mãe para mãe. A maioria das leituras pode ser aproveitada em qualquer fase do desenvolvimento, desde a primeira infância até a adolescência. Professores e educadores também são o público-alvo destas obras.

Continua após a publicidade

1 – Disciplina Positiva, por Jane Nelsen

O guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemas.

Autoridade no assunto, a renomada psicóloga, educadora e mãe de sete filhos Jane Nelsen desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs e concebeu um programa altamente eficaz em que a disciplina é ensinada de uma maneira respeitosa e encorajadora, tanto para as crianças como para os adultos. Uma das frases mais populares da autora é: “De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior?” A chave da Disciplina Positiva é a não punição, enfatiza ela, que defende o respeito mútuo. Jane ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de modo que qualquer criança – de bebês a adolescentes rebeldes – possam aprender cooperação e autodisciplina. Alinhada com as diversas mudanças na forma de educar os filhos ocorridas nas últimas décadas, esta obra foi atualizada e contempla, por exemplo, o fato de atualmente cada vez mais homens se engajarem em seu papel de pais, além de abordar os perigosos efeitos da superproteção. Disciplina Positiva é uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ensinar aos seus filhos ou alunos habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter, além de aprender princípios que funcionam e fornecem uma ótima base para o enriquecimento da experiência familiar.

2 – O Cérebro da Criança, por Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson

12 estratégias revolucionárias para nutrir a mente em desenvolvimento do seu filho e ajudar sua família a prosperar.

O neuropsiquiatra Daniel J. Siegel e a psicoterapeuta Tina PayneBryson criaram um livro magistral direcionado a pais e educadores para ajudar as crianças no processo de amadurecimento de sua inteligência emocional. Um método brilhante que transforma as interações cotidianas em momentos valiosos. O “cérebro do andar de cima”, que toma decisões e equilibra as emoções, continua em construção até os vinte e poucos anos de idade. E, especialmente em crianças pequenas, o cérebro direito e suas emoções tendem a ser dominantes sobre a lógica do cérebro esquerdo. Não é de admirar que as crianças possam parecer – e se sentir – tão fora de controle. Ao aplicar essas descobertas no cotidiano da criação das crianças, pais e educadores poderão transformar qualquer explosão, discussão ou medo, em uma oportunidade de integrar o cérebro da criança e promover crescimento vital. Repleto de explicações claras, estratégias adequadas a cada idade para lidar com as dificuldades do dia a dia e ilustrações que ajudarão a explicar os conceitos às crianças, o livro mostra como cultivar desenvolvimento emocional e intelectual saudável para que elas possam levar vidas equilibradas, significativas e conectadas.

3 – Educação Não Violenta, por Elisama Santos

Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças?

A partir de sua experiência como consultora de comunicação não violenta (CNV) e comunicação consciente, educadora parental e mãe de duas crianças, Elisama Santos propõe uma conversa com pais e mães que desejam construir relações e aprendizados baseados no respeito e no diálogo – e querem estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em si mesmos e nos filhos. A ideia é que o processo de construção de conhecimento torna-se positivo quando ocorre por meio da empatia e reflexão crítica.

Assim, a autora apresenta conceitos que podem ajudar pais e filhos a se aproximarem, conectando-se com os próprios sentimentos e comunicando-os ao outro de forma objetiva e respeitosa: a comunicação não violenta, de Marshall Rosenberg; a atenção plena (mindfulness), do zen-budismo; a disciplina positiva, de Jane Nelsen; e a inteligência emocional, de Daniel Goleman.

Educação não violenta é uma alternativa à cultura autoritária que justifica o uso da violência e da repressão como método educativo. Aqui buscam-se caminhos para uma educação mais solidária e compreensiva, acreditando ser possível educar as crianças com consciência, para que as próximas gerações possam colher os frutos de um mundo mais amoroso e justo.

4 – A Raiva Não Educa. A Calma Educa, por Maya Eigenmann

Por uma geração de adultos e crianças com mais saúde emocional.

A pedagoga e educadora parental, Maya Eigenmann, convida você a repensar tudo o que sabe sobre maternidade e educar crianças, mostrando que esse processo não precisa (nem deve) ser autoritário, constrangedor e ameaçador. Na educação respeitosa, proposta pela autora, considera-se as necessidades e os sentimentos da criança, sem deixar de colocar os limites necessários na criação dela. Isso significa que o objetivo é desenvolver o respeito da criança e do adolescente, e não a obediência, pura e simplesmente.

Ao longo do livro, você perceberá que a educação respeitosa, na verdade, não tem como foco principal as crianças, e sim os adultos, porque, para Maya, somos nós que precisamos ser reeducados com respeito e amor para que possamos propagar uma educação saudável às futuras gerações.

5 – 60 Dias de Neblina, por Rafaela Carvalho

“60 dias de neblina” é uma coletânea de contos sobre a maternidade, em todas as suas dores e delícias. A escritora Rafaela Carvalho descreve como “​​um livro sobre nós, e sobre essa jornada enlouquecedora, incrível que é a maternidade”. Mães de primeira, segunda e muitas viagens recomendam essa leitura na gestação e no puerpério. O livro é tido por elas como acolhedor, tranquilizador e escrito “de mãe para mãe”.

6 – Educar na Curiosidade, por Catherine Lecuyer

A criança como protagonista da sua educação.

A autora Catherine Lecuyer acredita na criança como protagonista da própria educação. No livro, ela aborda as dificuldades de se educar em um mundo onde a criança já recebe tantos estímulos externos desde cedo e como lidar com esses obstáculos. Mesmo com o tema denso, a leitura é leve e rápida, recomendada para pais e educadores.

7 – A Criança Montessori, por Simone Davies

Guia para educar crianças curiosas e responsáveis.

Em A Criança Montessori, Simone Davis, especialista em educação Montessori e proprietária da escola Jacaranda Tree Montessori School em Amsterdã, descreve como desenvolver a educação infantil de maneira gratificante, repleta de respeito e descobertas sobre o tempo de aprendizagem de cada um, além de enfocar as singularidades dos pequenos.

Com centenas de ideias práticas para cada aspecto da formação inicial da vida da criança, a autora apresenta diversos princípios para fomentar a curiosidade natural do seu filho, desde confiar nele até promover uma sensação de bem-estar no ambiente familiar.

O livro contém um método com um passo a passo para cultivar rotinas diárias com facilidade e atividades simples como: escovar os dentes, aprender a usar o banheiro sozinho, lidar com os irmãos e deixar de usar a chupeta.

Além disso, a autora oferece sugestões sobre:

  • Manter-se calmo quando o seu filho está nervoso e estabelecer limites com amor e respeito, sem recorrer a subornos ou castigos;
  • Organizar a sua casa e se livrar do caos;
  • Criar atividades Montessori que sejam adequadas para crianças de um a três anos;
  • Criar uma criança com senso crítico e que adora explorar o mundo à sua volta;
  • Ver o mundo através dos olhos do seu filho e ficar surpreendido e encantado com a perspectiva dele;

Afinal, devemos guiar os nossos filhos e celebrar verdadeiramente cada etapa da formação da criança.

8 – A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra, por Laura Gutman

O resgate do relacionamento entre mães e filhos.

A psicoterapeuta familiar e autora best-seller Laura Gutman, entende que a maternidade, desde a gestação, é “ponto de partida para a vivência de inúmeros sentimentos e emoções aos quais as mulheres nunca foram apresentadas”. Por isso, de forma leve e sensível, a autora traz elementos da psicologia para ajudar as mulheres a entenderem seus sentimentos com uma visão nada romantizada da maternidade. Diferente de outros livros de maternidade, também aborda o papel do pai. A leitura é recomendada para gestantes, pós-parto e também para pais.

9 – O Livro que Você Gostaria que Seus Pais Tivessem Lido, por Philippa Perry

Neste livro completo, inteligente e bem trabalhado, a renomada psicoterapeuta Philippa Perry revela o que realmente importa e quais comportamentos evitar – a cartilha essencial para pais.

Todos os pais querem que seus filhos sejam felizes, sem errar na educação. Mas como atingir esses objetivos?

Em vez de mapear um plano “perfeito”, Philippa Perry oferece um olhar geral sobre como desenvolver relacionamentos de qualidade. Sem julgamentos e regras, Perry ensina a:

  • entender como sua própria criação afeta sua relação com seus filhos;
  • aceitar que irá cometer erros e entender o que pode fazer a respeito deles;
  • dar fim a ciclos e padrões de comportamento negativos;
  • lidar com os próprios sentimentos, assim como os de seus filhos;
  • entender o que comportamentos diferentes comunicam.

Repleto de conselhos sábios, este é um livro que todos os pais vão desejar ler e cada filho gostará que seus pais tenham lido.

10 – Disciplina sem Drama, por Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson

Guia prático para ajudar na educação, desenvolvimento e comportamento dos seus filhos.

Daniel J. Siegel, autor dos livros best-sellers internacionais “O cérebro da criança” e “O cérebro adolescente” e, Tina Payne Bryson, coautora de “O cérebro da criança”, exploram neste livro o desafio da educação e criação dos filhos, destacando a ligação fascinante entre o desenvolvimento neurológico da criança e a forma como pais, cuidadores e educadores reagem ao “mau” comportamento infantil.

“Disciplina sem drama” fornece um roteiro eficaz para tratar de birras, estresse, tensões e lágrimas. Os autores explicam como lidar com conflitos, redirecionar emoções e transformar uma crise em uma oportunidade para o crescimento e desenvolvimento da criança, por meio de técnicas, erros comuns cometidos pelos pais e estrategias de comunicação. O livro orienta como trabalhar a mente em desenvolvimento da criança e a resolver conflitos, inspirando felicidade nas relações entre pais e filhos e reforçando os laços de afeto.

Leia também:

Veja Também