Saiba por que os cascos dos navios são pintados de vermelho

Existe mais de uma resposta para essa pergunta, pois existem outros motivos para que os cascos sejam pintados de vermelho

Postado em: 16-03-2023 às 14h52
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Saiba por que os cascos dos navios são pintados de vermelho
Saiba por que os cascos dos navios são pintados de vermelho | Foto: iStock/ Federico Rostagno

Certamente você nem sabia que a maioria dos cascos dos navios são vermelhos até ver o título dessa matéria, não é mesmo? Pois bem. De fato, a grande maioria recebe essa cor na parte inferior da embarcação, mas você por que disso?

Existe mais de uma resposta para essa pergunta, pois existem outros motivos para que os cascos sejam pintados de vermelho. Continue a leitura para descobrir mais.

Nada de cracas

A primeira razão é muito prática: proteger o fundo dos navios. 

Continua após a publicidade

Para entender o motivo é preciso voltar séculos atrás, quando os barcos ainda eram feitos de madeira. Os cascos de madeira entravam em contato com diversas espécies marinhas, como as cracas – espécies de crustáceos que se fixam em rochas, animais e embarcações –, causando muitos estragos que comprometiam a estabilidade da embarcação.

Fora isso, o excesso de sujeira fazia como que a velocidade do navio fosse reduzida, necessitando de mais energia para movê-lo.

A única solução encontrada foi pintar o casco com uma tinta de cobre que tinha a função de biocida, ou seja, que era capaz de controlar o crescimento de organismos vivos nocivos à madeira. Como a tinta era de cobre, acabava tendo uma coloração avermelhada. Sendo assim, a técnica acabou sendo reproduzida ao logo dos anos.

Uma tradição

Uma outra resposta para ainda continuar utilizando o vermelho, é que essa prática é uma tradição, já que seu uso contínuo ao longo dos anos virou um costume náutico. 

Atualmente, com os diversos avanços científicos no setor, é possível usar biocida em qualquer qual cor de tinta. Mas, o casco vermelho é tão popular que são poucos que se arriscam a fugir dos padrões.

Se você olhar o casco de um navio, certamente verá que há marcações nele, com uma escala numérica indicando a profundidade. Essa informação é importante para indicar o peso da carga que um navio está carregando, afinal, quanto mais carga ele tiver, mais abaixo do nível da água ele vai ficar. 

Dessa maneira, só de observar o quão fundo o navio está é possível ter uma noção da quantidade de carga que ele está carregando e, por consequência, ter uma ideia do valor transportado. No casco vermelho, essas marcações ficam mais claras e é possível observar com facilidade. 

Saber a profundidade também é importante para evitar que uma embarcação encalhe em áreas de prouca profundidade.

Veja Também