Descubra 10 curiosidades sobre a boneca Barbie que você (provavelmente) não sabia

Aqui vai uma lista de 10 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Barbie!

Postado em: 14-04-2023 às 15h04
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Descubra 10 curiosidades sobre a boneca Barbie que você (provavelmente) não sabia
Foto: Shutterstock / João Bidu

Todos adoram a boneca mais influente do mundo, Barbie. A Barbie foi criada em 1959 pela Mattel, e desde então mudou o universo de brinquedos para sempre, expandindo seu legado para o setor cinematográfico com suas animações e, agora em 2023, com seu filme live-action. Entretanto, existem muitas curiosidades que nem todos sabem sobre a boneca.

Aqui vai uma lista de 10 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a Barbie!


1. Inspiração

Barbie é inspirada na filha de Ruth Handler, Barbara (Barbie era seu apelido) que brincava com bonecas de papel, fazendo de conta que eram bonecas adultas.

Continua após a publicidade

Ruth Handler | Foto: Reprodução/Harvard University

2. A primeira boneca

A primeira boneca Barbie teve seu lançamento em 1959, Wisconsin (EUA). Apareceu vestindo seu maiô listrado em preto e branco, carregando um óculos de sol estilo gatinho, brincos de argola e tamanco.

Barbie, 1959 | Foto: Divulgação/Mattel

3. Ken

Ken, 1961 | Foto: Divulgação/Mattel

O boneco Ken veio depois de dois anos após o lançamento da boneca, em 1961. Seu nome é também uma homenagem ao filho dos fundadores da Mattel, Ken.

Barbie e Ken terminaram no dia dos namorados de 2004, após mais de 43 anos juntos. Entretanto, reataram o relacionamento também no dia dos namorados, em 2011, após sete anos separados.


4. Animais

Dancer, o cavalo da Barbie | Foto: Divulgação/Mattel

O primeiro animal de estimação da Barbie foi um cavalo, que se chamava Dancer. Além disso, a boneca já teve mais de 40 animais: cães, cavalos, pôneis, gatos, um chipamzé, um panda, um leão, uma girafa e uma zebra.


5. Coleção

Barbie Bob Mackie Gold, 1990 | Foto: Divulgação/Mattel

A mania de se colecionar bonecas Barbie se empregou na década de 1990, por causa do advento do eBay e dos designers da boneca.

Sendo assim, eles passam a criar edições colecionáveis e especiais com a Barbie Bob Mackie Gold, que possuía um vestido de 5.000 lantejoulas de ouro, costuradas a mão.


6. Venda

Barbie Maxi Hair, 1992 | Foto: Divulgação/Mattel

A Barbie mais vendida até hoje é a Barbie Cabelos Super Longos, lançada em 1992 e que tinha cabelo até os pés.


7. Midge

Midge, 1963 | Foto: Divulgação/Mattel

 A melhor amiga da Barbie se chama Midge e elas são amigas desde 1963. Desse modo, Midge foi criada ao mesmo tempo que Skiper – irmã mais nova da Barbie.

Uma das críticas que a marca sofreu afirmava que a Barbie era muito madura para crianças. Midge foi a primeira amiga do mesmo tamanho da Barbie e foi criada para se opor a essas polêmicas. Sendo assim, Midge apareceu com um molde de rosto mais cheio e suave, embora suas proporções corporais fossem as mesmas da Barbie e ambas tivessem 11 anos.


8. Celebridades

Twiggy, 1967 | Foto: Divulgação/Mattel

A supermodelo Twiggy foi a primeira celebridade a se tornar parte da família Barbie e ganhar uma boneca, em 1967. Desde então, diversos outros artistas vieram a fazer parte da história da boneca, como Jennifer Lopez, Nicki Minaj, entre outros.


9. Irmãs

Barbie, Stacie, Chelsea e Skipper, 2012 | Foto: Divulgação/Mattel

A primeira irmã mais nova de Barbie foi Skiper, em 1964. Porém Barbie também recebeu caçulas como os gêmeos Tutti e Todd, Stacie, Kelly e Krissy. Portanto, após vários anos, em 2009 as irmãs foram reduzidas para apenas 3: Skipper, Stacie e Chelsea, esta última como substituta de Kelly.


10. Profissões

Profissões da Barbie | Foto: Divulgação/Mattel

Com um perfil empoderado e independente desde sempre fazendo parte da história da boneca, Barbie já teve mais de 180 carreiras, incluindo médica, policial, desenvolvedora de jogos, chef de cozinha, bailarina, piloto de avião, professora, etc.

Além disso, desde 2011 ela ganha uma nova profissão que representa as mulheres no mercado de trabalho, como engenheira de computação, arquiteta, empresária e diretora de cinema.


Leia também:

Veja Também