Artista alemão recusa prêmio após revelar que seu trabalho era uma criação de Inteligência Artificial

O artista alemão Boris Eldagsen causou polêmica ao ganhar o grande prêmio de fotografia Sony World Photography Awards com uma imagem gerada artificialmente, em março

Postado em: 20-04-2023 às 15h30
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Artista alemão recusa prêmio após revelar que seu trabalho era uma criação de Inteligência Artificial
Foto: Reprodução/Instagram

O artista alemão Boris Eldagsen causou polêmica ao ganhar o grande prêmio de fotografia Sony World Photography Awards com uma imagem gerada artificialmente, em março. Sendo assim, acusado pelo júri de ter mentido deliberadamente, Eldagsen afirma ter sido transparente em relação a natureza da obra, porém recusa o prêmio.

A obra, “Pseudoamnésia: O Eletricista”, é uma imagem sépsia, ilustrando duas mulheres de frente para a câmera, lembrando uma fotografia do século XX. Desse modo, a fotografia é uma das artes mais afetadas pela Inteligência Artificial. A IA permite a criação de imagens ultrarrealistas, conversando com um chatbot, por qualquer pessoa.

No ano passado, outro caso parecido aconteceu, em que uma obra de arte criada com IA ganhou um prêmio num concurso no Colorado, nos EUA. Eldagsen disse em uma entrevista que a sua proposta tinha como objetivo instigar o debate em relação a Inteligência Artificial.

Continua após a publicidade

“Eu competi para provocar, para saber se as competições estão prontas para a chegada de IA. Não estão.”, disse o artista.

Em um comunicado, o concurso afirmou que a pedido do artista estava retirando a obra da competição.

“Levando-se em conta suas ações e declarações subsequentes (…) não acreditamos mais que seja possível ter um diálogo construtivo com ele.”, disse o Sony World Photography Awards em seu comunicado.

Leia também:

Veja Também