Catedral de Sant’Anna ganha revitalização, na cidade de Goiás

“A obra vai recuperar esse templo religioso tão significativo para os vilaboenses e para todos os goianos”, explica a secretária da Cultura, Yara Nunes.

Postado em: 05-04-2023 às 16h11
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Catedral de Sant’Anna ganha revitalização, na cidade de Goiás
Catedral de Sant’Anna ganha revitalização | Foto: Divulgação/Secult

O Governo de Goiás anuncia investimento de R$ 3,2 milhões oriundos do Tesouro Estadual para revitalizar e preservar edifício histórico, que data do século XVIII. A revitalização terá início na próxima segunda feira (10), com previsão de 15 meses de obra.

Desse modo, as equipes começarão a remoção do mobiliário e outros itens na próxima semana, para colocar tapumes – para evitar a passagem de pedestres.

“A obra vai recuperar esse templo religioso tão significativo para os vilaboenses e para todos os goianos”, explica a secretária da Cultura, Yara Nunes.

Continua após a publicidade

Ademais, os trabalhos incluem o Altar-Mor, partes do piso de ardósia e aplicação de novo piso, bem como substituição do forro atual e restauração de todo o telhado existente. Além disso, a iniciativa ainda contempla:

  •  Instalação de novas calhas;
  • Recuperação das lajes;
  • Tratamentos de paredes e colunas com trincas;
  • Novas instalações elétricas;
  • Restauração e higienização dos sinos das torres.

As obras fazem parte do projeto “Fé, Religiosidade e Devoção” do Governo de Goiás, que destina R$ 18,5 milhões em revitalizações em 10 edifícios históricos no estado.

Ícone religioso

A Catedral teve sua construção de forma rudimentar em 1743. Dessa forma, a última restauração foi feita  pela Diocese de Goiás em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1998.

Sendo assim, a construção conta com cinco murais produzidos pelo artista e sacerdote Cerezo Barreto, e possui elementos característicos do estilo neoclássico.

A planta apresenta nave, presbitério, capela-mor, sacristia e duas capelas laterais.

Leia também:

Veja Também