Garota de 5 anos vira sensação após mostrar ritual de umbanda, veja

No Tiktok, o vídeo que mostra batizados em cachoeiras e oferendas para entidades da religião vem sendo alvo de intolerância religiosa nos comentários.

Postado em: 31-03-2023 às 14h32
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Garota de 5 anos vira sensação após mostrar ritual de umbanda, veja
Garota de 5 anos vira sensação após mostrar ritual de umbanda | Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora mirim Ruby, de 5 anos, mostra a rotina diária dentro da religião umbandista em suas redes. No Tiktok, o vídeo que mostra batizados em cachoeiras e oferendas para entidades da religião vem sendo alvo de intolerância religiosa nos comentários.

O vídeo já tem mais de 6 milhões de acessos, e mais de 813 mil curtidas. Apesar de muitos comentários elogiando a fé da menina, também se encontram muitas respostas carregadas de intolerância, deboche e até mesmo chamando sua devoção de “pecado”. Porém, Ruby aparece em outros vídeos respondendo às críticas reafirmando sua religião e não permitindo nenhum teor negativo e desrespeitoso em relação às postagens.

Intolerância religiosa

Categorizado como crime, a intolerância religiosa envolve o preconceito às crenças pessoais de um indivíduo, que gera discriminação, ofensas e agressões contra este.

Dados do extinto Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), revelam que em 2022, foram feitas cerca de 586 denúncias de intolerância religiosa. Portanto, registra aumento de quase 141% em relação a 2021, com 243 denúncias.

No Brasil, um estado laico, a Declaração Universal dos Direitos Humanos assegura a igualdade religiosa e laicidade, determinado pela ONU. Desse modo, a lei nº 9.49, prevê a punição para quem praticar, induzir ou incitar crimes motivados por discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Logo, a condenação pode ser de um a três anos de reclusão, além de multa.

Leia também:

Veja Também