Por que coramos ao sentirmos vergonha?

É conhecimento geral de que quando ficamos envergonhados, constrangidos, sentimos uma queimação no rosto, além dele ficar vermelho.

Postado em: 25-04-2023 às 16h00
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Por que coramos ao sentirmos vergonha?
Foto: Freepik

É conhecimento geral de que quando ficamos envergonhados, constrangidos, sentimos uma queimação no rosto, além dele ficar vermelho. Porém, poucos sabem o que causa essa reação.

Por que acontece?

Essa vermelhidão é causada pela descarga de adrenalina liberada pelo organismo ao passar por uma situação que nos constrange.

Trata-se, portanto, de uma reação do nosso corpo que é completamente involuntária, iniciada pela parte do sistema nervoso que nos ajuda a escapar de situações embaraçosas. Nessa tentativa, inicia-se esse processo com a liberação desse hormônio.

Continua após a publicidade

O que acontece?

A ciência ainda não possui uma resposta concreta ao porque de ficarmos vermelhos apenas na região da face. Porém, a hipótese mais bem aceita é a de que, devido a maior finura na pele do rosto, a alta vascularização é percebida mais facilmente quando o corpo começa a corar.

Além disso, com toda a adrenalina no corpo, os batimentos cardíacos e a frequência cardíaca aumentam, pupilas se dilatam e os músculos começam a se tencionar.

Corar faz mal?

De acordo com Mark Leary, diretor do Centro de Pesquisa Interdisciplinar do Comportamento da Universidade Duke (EUA), corar pode ser bom.

Ele diz que essa reação pode funcionar como um “pedido de desculpas não verbal” quando se está em um momento de vergonha.

Sendo assim, também pode mostrar que não se quer chamar atenção ou ser egoísta, sendo um dos poucos sinais de honestidade confiáveis, por ser involuntário.

Leia também:

Veja Também