Curiosidades sobre o feriado do Dia do Trabalho

Foi criado para homenagear os trabalhadores, além de reivindicar leis trabalhistas mais justas

Postado em: 26-04-2023 às 17h31
Por: Maria Gabriela Pimenta
Imagem Ilustrando a Notícia: Curiosidades sobre o feriado do Dia do Trabalho
Todos os trabalhadores são importantes para a economia e funcionamento da sociedade | Foto: iStock

O Dia do Trabalho, Dia do Trabalhador ou Dia Internacional dos Trabalhadores é feriado nacional. Aqui no Brasil e em diversos outros países, a comemoração é realizada no dia 1º de maio, o que quer dizer que todo ano nos despedimos do mês de abril com uma folguinha merecida.

Neste ano, o Dia do Trabalho cai em uma segunda-feira (já na próxima!). Nada melhor do que começar o mês e a semana com um bom descanso, não é mesmo? Inclusive, O Hoje já elaborou uma lista especial de filmes de comédia sobre a vida no trabalho para você aproveitar esse feriado com muita diversão e um entretenimento saudável. Não deixe de conferir e assistir!

Vamos agora com uma lista de curiosidades super legais sobre o Dia do Trabalho:

Continua após a publicidade

1 – Apesar de também ser conhecido como Dia Internacional dos Trabalhadores, não são todos os países que celebram a ocasião no dia 1º de maio. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Dia do Trabalho é comemorado na primeira segunda-feira de setembro.

2 – O Dia do Trabalho se originou do movimento sindical e na luta por melhores condições de trabalho. Foi criado para homenagear os trabalhadores e suas conquistas, além de reivindicar leis trabalhistas mais justas.

3 – O dia 1º de maio foi estabelecido em 1889 por um Congresso realizado em Paris que reuniu os principais partidos socialistas e sindicatos de toda a Europa.

4 – A escolha da data foi uma homenagem aos operários e a uma greve ocorrida na cidade de Chicago (EUA) em 1886, quando milhares de trabalhadores reivindicavam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.

5 – No Brasil, a data foi oficializada e decretado feriado nacional em 1924, pelo então presidente Artur Bernardes.

6 – Além de ser uma oportunidade de descanso, a data é aproveitada por trabalhadores para a realização de protestos e greves. Em 1886, a polícia matou quatro grevistas, o que repercutiu nos movimentos operários ao redor do mundo. Por isso, o Dia do Trabalho é, além de tudo, uma data simbólica.

7 – O Dia do Trabalho é uma ocasião importante para as pessoas refletirem sobre a importância do trabalho e dos trabalhadores para a economia e para o funcionamento da sociedade como um todo. Cabe reflexão também sobre questões trabalhistas, desigualdade salarial, segurança no trabalho, oportunidades e trabalhos análogos à escravidão.

8 – Nos Estados Unidos, a celebração é frequentemente associada a churrascos, piqueniques e desfiles, que são organizados em muitas cidades, com trabalhadores e sindicatos marchando pela rua em solidariedade à classe.

9 – Além dos Estados Unidos e do Brasil, o Dia do Trabalho é comemorado em muitos outros países, incluindo Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Itália, Rússia, Japão, China e muitos outros.

10 – Algumas pessoas também usam o Dia do Trabalho como um momento para se voluntariar ou fazer doações para organizações que ajudam trabalhadores em dificuldades ou que lutam pelos direitos trabalhistas.

Leia também:

Veja Também