Efeitos da solidão se comparam a males do cigarro; entenda

Uma importante autoridade norte-americana alertou que o país vem enfrentando uma epidemia de solidão, tão perigosa para a saúde como fumar 15 cigarros por dia.

Postado em: 03-05-2023 às 16h59
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Efeitos da solidão se comparam a males do cigarro; entenda
Foto: Freepik

Uma importante autoridade norte-americana alertou que o país vem enfrentando uma epidemia de solidão, tão perigosa para a saúde como fumar 15 cigarros por dia. Vivek Murthy, cirurgião-geral, disse, à BBC News, que ele é um dos milhões de norte-americanos que experimentaram uma “profunda sensação de solidão”.

Desse modo, as autoridades dos EUA vêm pedindo para que se trate o isolamento social com a mesma seriedade quanto a obesidade ou o abuso de drogas.

Estima-se, então, que quase 50% de todos os americanos já se afetaram. Sendo assim, Murthy disse em entrevista que suas batalhas contra a solidão ocorreram durante e após o término de sua primeira passagem ocmo cirurgião, em 2017.

Continua após a publicidade

“Eu negligenciei minha família e meus amigos durante esse tempo. Pensava que era muito difícil me concentrar no trabalho e me concentrar na família e nos amigos”, disse.

Ademais, o cirurgião ainda acrescenta: “Eu estava realmente sofrendo com as consequências disso, que foi uma profunda sensação de solidão. Ela me perseguiu por semanas, que se estenderam por meses.”

A solidão aumenta o risco de morte prematura em quase 30%, por problemas de saúde, incluindo diabetes, ataques cardíacos, insônia e demência.

Além disso, a falta de conexão social também está relacionada ao menor desempenho acadêmico e/ou no trabalho, de acordo com novo comunicado.

“Pode surpreender as pessoas saber que o aumento do risco ed morte prematura associado à conexão social está no mesmo nível dos riscos que vemos no tabagismo diário e maior que o risco associado à obesidade”, disse ele.

Assim, a questão também foi catalisada pela pandemia, que resultou na redução de convívio social. Como solução, Murthy pediu um esforço coletivo para que recuperemos o tecido social da nação, visando desestigmatizar e alterar como respondemos à solidão.

Estratégia

Portanto, a estratégia tem seis pilares, que incluem esforços para fortalecer a estrutura social nas comunidades. Recomenda-se que haja mais políticas públicas pró-conexão, desenvolvidas com apoio de uma agenda de pesquisa para ajudar a suprir lacunas nos dados sobre o isolamento.

“O trabalho é um poderoso antídoto para a solidão. Tudo isso pode ajudar.”

A recomendação faz parte dos esforços amplos do governo Biden na tentativa de uma abordagem à saúde mental, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, na segunda-feira (1º).

Leia também:

Veja Também