5 biografias de artistas do MPB que você precisa ler

Para você que quer saber um pouco mais sobre seu artista favorito do MPB, aqui vai uma lista de biografias que você não pode perder!

Postado em: 09-05-2023 às 16h33
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: 5 biografias de artistas do MPB que você precisa ler
Foto: Reprodução da capa do LP 'Phono 73'

Para você que quer saber um pouco mais sobre seu artista favorito do MPB, aqui vai uma lista de biografias que você não pode perder!


1. Antonio Carlos Jobim – Um Homem Iluminado – Helena Jobim

O relato intimista de Helena Jobim é uma mostra da tepidez que o Rio de Janeiro e a música de Tom evocam. Helena percorre a vida do irmão com a justa propriedade da cálida vivência fraterna que este livro exprime. A obra é acompanhada pelo prefácio musical de Chico Buarque de Holanda em CD.

“Helena Jobim, a autora e irmã de Tom Jobim, escreve esta biografia de uma forma diferente. A impressão que se tem é que ela escreveu o livro “de memória”, pelas lembranças que ela tem da convivência com o irmão e com as coisas que ele lhe contou. Além disso Helena escreve de forma poética, com muita ternura e amor.”, diz um comentário de avaliação da Amazon.

Continua após a publicidade


2. Nada Será Como Antes: Os Dias de Elis – Julio Maria

Esta biografia narra a vida de Elis Regina desde seus primeiros dias em Porto Alegre, onde interpretava “Fascinação” ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida.


3. Chico Buarque: Histórias de Canções – Wagner Homem

O livro conta as histórias por trás das canções de Chico Buarque. Responsável pelo site do cantor e compositor, Wagner Homem se vale do vasto conhecimento da obra de Chico para destrinchar, com minúcias, episódios relacionados a mais de uma centena de canções do artista. Em cada abertura de capítulo, uma apresentação da cena sociopolítica vigente na época, com exceção dos dois últimos um deles sobre a morte de Tom Jobim, em 1994, em Nova York. O livro é riquíssimo em personagens de todos os matizes. Está ali a nata da cultura nacional, gente como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Edu Lobo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Toquinho e Zuzu Angel. Estão também histórias deliciosas como a da parceria de Chico e Vinicius na letra de Gente humilde, música de Garoto. Enciumado com as parcerias de Chico e Tom Jobim (na época eram três), Vinicius pediu que Chico desse um jeito na letra. O amigo nada achou de errado numa letra irretocável e só acrescentou uma estrofe. Foi o suficiente para Vinicius alardear a Tom que agora também era parceirinho de Chico.


4. Verdade Tropical – Caetano Veloso

Verdade tropical é, portanto, uma obra de caráter auto- biográfico, na qual Caetano Veloso conta, a partir de um ponto de vista pessoal, o percurso da aventura tropicalista, desde seus antecedentes formativos até suas consequências mais imediatas, pontuando os momentos mais importantes do movimento.


5. Gilberto bem perto – Gilberto Gil e Regina Zappa

Provavelmente não existe um brasileiro que não saiba quem é Gilberto Gil ou não lembre de cabeça algum dos seus refrãos mais famosos. Mas, além de saber que Gil é um cantor e compositor baiano, foi um dos pais da Tropicália e chegou a ser ministro da Cultura, o que o grande público conhece da sua vida? As suas origens, como se consagrou como um dos músicos mais importantes e premiados do mundo, as barras-pesadas que enfrentou, os grandes amores que viveu, os dilemas existenciais e as grandes causas que o movem… tudo aquilo de que é feito o bordado da vida é alinhavado nesta biografia assinada por Gil e pela jornalista Regina Zappa. Escrita quando o músico já ultrapassa sete décadas de estrada, ela é fruto do desejo de Gil de expor, pela primeira vez, a sua história em detalhes.


Leia também:

Veja Também