Veja fruto consumido por astronautas para evitar o inchaço no espaço

No lançamento do Apollo 15, o trio de astronautas David R. Scott, James B. Irwin e Alfred M. Worden levou consigo um fruto de muito valor, o damasco.

Postado em: 12-05-2023 às 16h10
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Veja fruto consumido por astronautas para evitar o inchaço no espaço
Veja fruto consumido por astronautas para evitar o inchaço no espaço | Foto: Freepik

No lançamento do Apollo 15, o trio de astronautas David R. Scott, James B. Irwin e Alfred M. Worden levou consigo um fruto de muito valor, o damasco.

O fruto, usado na versão desidratada, é rico em nutrientes, fibras e oxidantes. Também é aliado da dieta e regulador do colesterol, e é uma ótima opção para quem deseja controlas a glicemia. Além disso, possui apenas 48 calorias a cada 100 gramas.

“Também facilita a digestão e reduz a constipação, normalizando o trânsito intestinal e amenizando o inchaço“, atesta a nutricionista Thaiz Brito, pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica.

Continua após a publicidade

De acordo com a profissional, o damasco possui bons níveis de vitamina A, que é responsável pela coloração alaranjada do damasco, e é benéfico para saúde dos olhos e cardiovascular.

A fruta pode tanto ser consumida fresca como seca. A primeira forma, apresenta menos calorias e açúcares e mais vitaminas. Entretanto, como destaca a especialista, não precisa de refrigeração, é menor em tamanho e muito nutritiva.

“Você precisará consumir menos fruta para alcançar maior necessidade de açúcar com a desidratada”, diz Brito.

Por fim, a nutricionista frisa a importância da ingestão de fibras, principalmente em ambientes complexos como o espaço. Outros exemplos de frutas fibrosas são bananas, abacaxis e tâmaras.

Leia também:

Veja Também