Defesa de Jairinho consegue liminar e suspende exibição de ‘Linha Direta’ sobre caso Henry Borel

A decisão foi autorizada pela juíza com a justificativa de interferir na decisão do júri

Postado em: 17-05-2023 às 16h08
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Defesa de Jairinho consegue liminar e suspende exibição de ‘Linha Direta’ sobre caso Henry Borel
Imagem: Rede Globo/reprodução

O episódio do Linha Direta desta quinta-feira (18/5) teve sua exibição suspensa por uma liminar expedida a pedido da defesa do ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido pelo nome Dr. Jairinho. A decisão foi divulgada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na quarta-feira (17/5).

O episódio em questão contaria o assassinato de Henry Borel, um menino de 4 anos, que aconteceu em 2021. Jairinho é acusado de matar Henry que era seu enteado e a mãe de Henry, Monique Medeiros, é acusada de ser cúmplice do assassinato.

A decisão foi assinada pela juíza Elizabeth Machado Louro: “Nesse sentido, a exibição do programa, em canal aberto, em horário nobre e por emissora de grande alcance do público em geral, não parece servir aos propósitos informativos que possam ser alegados, até porque o processo em si é público, estando as informações à disposição da sociedade, e, não havendo ainda resolução do mérito, qualquer dinâmica dos fatos a ser exibida no programa não passaria de mera especulação” alegou a magistrada.

Continua após a publicidade

Segundo a juíza a exibição pode interferir na decisão do júri mesmo vindo de um caso que teve grande repercusão. “Tal exposição bem poderá colocar em risco a imparcialidade dos julgadores, prejudicando o direito do réu a um julgamento justo”, afirmou.

Para Elizabeth Machado Louro, a exibição do caso Henry Borel não contribui para o direito de informar “afastando-se, inclusive, do escopo de edições antigas do mesmo programa, que focavam em auxiliar os órgãos de justiça a encontrar pessoas que buscavam se eximir de sua responsabilidade penal, este, sim, de indiscutível interesse público”.

Durante a produção do episódio foram entrevistadas a defesa tanto de Jairinho quanto de Monique, além promotores do caso e o pai de Henry, Leniel Borel. Nenhum dos casos apresentados durante a temporada do programa está sub judice, ainda não se sabe o que irá ao ar no lugar do episódio da semana.

A decisão é vista como inusitada, já que o caso não circula em segredo de Justiça, nenhuma reportagem foi vetada e os julgamentos foram mostrados em live no canal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O julgamento ainda não tem data prevista para acontecer.

Leia também:

Mãe e padrasto de Henry Borel vão a júri popular

O que foi a Barbárie de Queimadas, próximo caso do Linha Direta

Caso Eloá no Linha Direta não poupa interferência de Sonia Abrão e revive revolta

Veja Também