Dormir mal aumenta riscos à saúde do coração, diz especialista

Além de uma dieta balanceada, prática de atividade física, e outros métodos, manter uma boa rotina de sono faz bem para a saúde do coração.

Postado em: 19-05-2023 às 17h22
Por: Julia Kuramoto
Imagem Ilustrando a Notícia: Dormir mal aumenta riscos à saúde do coração, diz especialista
Foto: iStock

No Brasil, cerca de 30% de todas as mortes ocorridas tem a ver com doenças cardiovasculares. Anualmente, 400 mil pessoas morrem em decorrência dessas enfermidades, que acometem por volta de 14 milhões de brasileiros. Os dados são da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Desse modo, além de uma dieta balanceada, prática de atividade física, e outros métodos, manter uma boa rotina de sono faz bem para a saúde do coração.

“O sono é muito importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.”, declara a médica Dalva Poyares, do Instituto do Sono, SP.

Sendo assim, diversas funções cardiovasculares (como frequência cardíaca, pressão arterial e tônus vascular) são definidas pelo ritmo cardíaco. Ou seja, o mecanismo que mantém o organismo funcionando 24 horas por dia. Portanto, variações neste ciclo podem elevar a pressão arterial, níveis de colesterol e triglicérides e a resistência à insulina. Esse quadro representa risco para o coração.

Continua após a publicidade

Pressão arterial

Um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, revelou uma relação entre a privação de sono e o aumento da pressão arterial. Desse modo, a pesquisa saiu em janeiro se 2023, na revista Psychosomatic Medicine.

Ademais, os pesquisadores fizeram análise das funções cardiovasculares e a conectividade cerebral de 66 adultos após uma noite de sono normal e uma noite com privação de sono. Logo, outra descoberta é que a perda de sono aumentou o risco de doença cardiovascular, visto que prejudicou o controle do cérebro sobre o tônus vascular (grau de constrição dos vaso sanguíneos).

No ano de 2022, a Associação Americana do Coração inseriu o bom padrão de somo entre os 8 elementos essenciais para a saúde do coração. Os outros 7 são:

  • Não exposição à nicotina;
  • Exercícios físicos;
  • Alimentação equilibrada;
  • Controle do peso e dos níveis de glicemia, colesterol e pressão arterial.

Leia também:

Veja Também