Quais são os países que uma simples visita te banirá dos EUA para sempre?

Uma lista estilo Death Note (só que não), mas que te proibem de entrar futuramente na terra do tio Sam

Postado em: 23-06-2023 às 18h17
Por: Cecília Epifânio
Imagem Ilustrando a Notícia: Quais são os países que uma simples visita te banirá dos EUA para sempre?
Quais são os países que uma simples visita te banirá dos EUA para sempre? | Foto: iStock/ rodrigobellizzi

Os Estados Unidos costuma ser o destino dos sonhos de muitas pessoas. Seja você um amante dos parques temáticos ou um apaixonado pela agitação de Nova York ou Los Angeles, o país norte-americano é um prato cheio para quem busca diversão.

Mas, como todos sabemos, conseguir um visto para realizar a viagem para a terra do tio Sam pode ser mais complicado do que parece, uma vez que os norte-americanos são bastante rígidos em algumas questões. Inclusive, uma simples visita a alguns países pode jogar seus panos de conhecer os EUA pelo ralo.

Ficou curioso? Então desce mais um pouquinho para conhecer os 8 países que uma simples visita poderão te banir dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Irã

Foto: iStock/ Rainer Puster

Há alguns anos, o governo dos Estados Unidos criou uma lista proibitiva de vistos para turistas que visitavam oito países desde o dia 1º de março de 2011. O primeiro país da lista é o Irã, tendo em mente que ambos possuem uma grande rivalidade por questões políticas.

No ano de 1979, o apoio que os EUA concedeu à monarquia no Irã acabou dando combustível para a Revolução Islâmica – que difundiu o sentimento antiamericano no país. Desde então, qualquer relação diplomática foi cortada.

Iraque

Foto: iStock/ Derek Brumby

O segundo país na lista de proibição é o Iraque, país que virou alvo dos EUA logo após os atentados do dia 11 de setembro de 2001 por ser um potencial inimigo do país na batalha contra o terrorismo. Inclusive, foi os Etados Unidos que denunciaram o Iraque pela produção de armas químicas e biológicas para as Nações Unidas.

Para piorar a situação (que já não estava uma maravilha), os americanos iniciaram a Guerra do Iraque em 2003 com auxílio dos britânicos, italianos, espanhóis e australianos. Por isso, o simples fato de você pisar no Iraque te torna um suspeito do governo norte-americano.

Sudão

Foto: iStock/ NatanaelGinting

Desde 1967 que os Estados Unidos e Sudão não possuem uma boa relação diplomática, quando os norte-americanos contribuíram para a eclosão da guerra árabe-israelense. E para piorar a situação, atualmente o país africano tem passado por uma forte momento de instabilidade política e passa por uma guerra entre o exército sudanês e grupos paramilitares.

Sendo assim, tamanhas incertezas fazem com que qualquer turista que viajou para o Sudão na última década não possa ir aos EUA. 

Síria

Foto: iStock/ Derek Brumby

Nos últimos anos, a relação Síria e Estados Unidos ficou bastante abalada. Com as retaliações ao ataque aéreo que matou 14 pessoas – sendo 9 sírios -, a base norte-americana no país do Oriente-Médio foi atacada em março desde ano. Desde então, a sequência de ataques tem se tornado bastante comum.

Essa recente onda de ataques fez com que a Síria marcasse presença na lista de proibição dos Estados Unidos.

Líbia

Foto: iStock/ CreativePhotoCorner

Em 2011, as forças armadas dos Estados Unidos interviram na Guerra da Líbia, apoiando a oposição do país que tentava derrubar Muammar al-Gaddafi do poder – que posteriormente seria morto. Embora uma boa relação com o governo já tenha sido estabelecida, é possível encontrar a existência de grupos fortimente antiamericanos na região.

Tanto é que, em 2016, os EUA voltaram a bombardear a Líbia como forma de atacar o Estado Islâmico — que possui influência nessa parte do mundo.

Somália

Foto: iStock/ Oleksii Liskonih

Durante muito tempo o governo norte-americano manteve tropas dentro da Somália para combater o movimentos ligados à Al-Qaeda. Em 2020, Donald Trump ordenou a retirada dos soldado, mas logo foram reenviados por Joe Biden em 2022.

Tal atitude vai ao encontro do que seu governo tinha adotado no começo do mandato, retirando tropas do Afeganistão — o que permitiu a retomada do controle na região pelo Talibã. Sendo assim, a Somália é vista como uma zona de perigo.

Iêmem

Foto: iStock/ zanskar

Embora Iêmem e EUA façam parte das Nações Unidas e de outras organizações internacionais, o país árabe é de uma região que causa bastante preocupação para as autoridades norte-americanas. Estrategicamente o Iêmem está localizado ao lado da Arábia Saudita, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, além de ser lar da Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA).

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos considera esta filiar da Al-Qaeda como a organização “com a maior probabilidade de tentar ataques transnacionais contra o país”.

Coreia do Norte

Foto: iStock/ NatanaelGinting

As constantes ameaças nucleares feitas pela Coreia do Norte de Kim Jong-un não agradaram nem um pouco o povo na Casa Branca dos EUA, que possuem laços estreitos com o governo da Coreia do Sul. Nos últimos anos, a escalada da tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte tem chegado a níveis extremos.

Inclusive, Coreia do Sul e EUA já se reuniram para retaliar um possível futuro ataque de seu rival com o máximo de força possível necessário para estabelecer paz na Península Coreana. Sendo assim, é de imaginar que turistas visitantes da Coreia do Norte não sejam bem-vindos em território norte-americano.

Veja Também