Quem é a mulher na abertura da novela Mulheres de Areia? Como ela está hoje em dia?

Atualmente com 52 anos seguiu carreira na TV até os dias de hoje

Postado em: 27-06-2023 às 15h39
Por: Ana Beatriz Santiago
Imagem Ilustrando a Notícia: Quem é a mulher na abertura da novela Mulheres de Areia? Como ela está hoje em dia?
Imagem: Globo/Instagram

Uma das aberturas mais icônicas da década de 90, tornando-se um símbolo da estética da década, é a da novela Mulheres de Areia de 1993, onde uma mulher nua com expressão sensual dançava na água e na areia ao som da música “Sexy Iemanjá” de Pepeu Gomes. Mas você sabe quem é a moça na abertura?

A mulher em questão é a modelo e atriz Mônica Carvalho, que na época tinha 22 anos. A abertura tinha como ideia principal apresentar a dualidade das irmãs gêmeas Ruth e Raquel e foi concebida por Hans Donner, responsável pela logo do canal, além de outras aberturas clássicas da emissora.

Em entrevista ao Gshow, Mônica contou algumas curiosidades sobre como foi fazer parte do projeto, como o fato de a suposta areia forrada ser, na verdade, farinha de mandioca para dar um efeito mais fluido, que foi a última modelo a fazer o teste que só descobriu por causa de uma amiga e que só conseguiu por insistir muito até “vencer o diretor pelo cansaço”. As gravações duraram ao todo três dias.

Continua após a publicidade

“Fizeram testes com várias modelos e atrizes. Eu fui a última, só soube do teste um dia antes de o Boni escolher. Fui a única que não fiz o teste na piscina. Acredito que era para ser, porque eu encontrei o Hans Donner nos corredores da Globo, e meu teste foi feito na sala do RJTV, porque o Hans queria muito que o Boni me visse. Levei apenas um biquíni, e ele me filmou.” O “Boni” em questão era José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o diretor de produção da emissora na época.

Mônica contou que guarda boas lembranças da época, que esse foi seu primeiro trabalho na Globo e que está feliz com reprises da novela. “Uma nova geração também vai ter a oportunidade de rever uma novela bem-sucedida em todos os aspectos. Direção, música de abertura, personagens inesquecíveis, elenco primoroso, história linda e uma abertura que, modéstia à parte, foi considerada uma das mais bonitas da Globo.”

Após fazer a abertura, a atriz participou de diversos projetos, entre eles História de Amor (1995), A Indomada (1997), Chocolate com Pimenta (2003), Fina Estampa (2011), além de projetos em outros canais e no teatro. Atualmente, ela tem 52 anos, é casada e mãe de duas filhas. Seu último papel na TV foi na novela Gênesis, da RecordTV, em 2021, além de trabalhar como roteirista.

Leia também:

Quem é a mulher estampada nos palitos Gina? Como ela está hoje em dia?

Brasília Amarela: o que aconteceu com o veículo utilizado pelos Mamonas Assassinas?

Hotel Belvédère: o edifício abandonado nas curvas dos Alpes Suíços

Veja Também