Com 900 milhões de usuários ativos, 99% dos usuários do Linkedin não sabem como usá-lo

Corrija os erros e dispare nas pesquisas

Postado em: 05-07-2023 às 10h34
Por: Mariana Fernandes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com 900 milhões de usuários ativos, 99% dos usuários do Linkedin não sabem como usá-lo
Corrija os erros e dispare nas pesquisas | Foto: Banco de Imagens/ iStock

Com diversos usuários na plataforma, o Linkedin é a maior rede social profissional e a cada dia ganha mais adeptos.  A plataforma, que para muita gente é sinônimo de oportunidade no mercado de trabalho, aproxima os headhunters dos candidatos às mais diversas vagas de trabalho. Porém, muitos usuários não sabem alavancar seu perfil e acabam não atingindo os seus objetivos na rede. 

O grande problema que afeta quase todos os usuários do Linkedin é não saber como ser preciso e direto na escolha das informações para o perfil. Segundo dicas de especialistas, o que se deve fazer é usar as palavras certas na quantidade certa. Confira as dicas: 

Use palavra-chaves

O Linkedin nada mais é do que um buscador, assim como o Google. Sempre que alguém deseja procurar algo na plataforma, basta buscar uma palavra-chave específica para limitar sua busca. Assim estará usando o princípio que os recrutadores da empresa usam para localizar um candidato na rede social. 

Continua após a publicidade

A plataforma do LinkedIn, a partir disso, busca candidatos com estas habilidades e verifica quantas vezes estas palavras-chave aparecem no decorrer do seu perfil. Isto é chamado de “densidade de palavra-chave”. Quanto maior a densidade do termo buscado, melhor a sua colocação no resultado das buscas.

Segundo informado pela plataforma, para otimizar o conteúdo, basta utilizar em seus perfis “palavras corretas”; usar a quantidade certa de palavras e aumentar o número de palavras-chaves nas buscas. 

Bom título

Além da densidade de palavra-chave, o título é crucial para que você seja encontrado. Se tiver a palavra-chave em seu título, o LinkedIn o enxerga como um match ainda melhor nesta busca e tecnicamente o seu perfil aparecerá mais vezes. 

Entre as dicas está o uso de nomenclaturas do mercado, ao invés de nomenclaturas específicas da sua empresa. Por exemplo, o cargo “Gerente de Commercial Finance” pode ser substituído por Gerente de Planejamento Financeiro. Com este título no LinkedIn, ele será mais fácil de ser entrado. Da mesma forma que o presidente da América Latina, era chamado de “Latam Head Coach”, para ser encontrado no LinkedIn em uma busca, ele deve adotar CEO Latin America.

Celebre conquistas

Em uma carreira sempre existem novas realizações, novos projetos, novos cursos. Se você está se atualizando, deve atualizar também seu perfil na rede social. Estar sempre construindo novas formas de ser encontrado é fundamental para manter-se em destaque nos resultados das buscas.

Veja Também