Spray nasal de escetamina pode ser uma possível solução para tratamento de depressão resistente

Escetamina pode ser a solução para o tratamento de depressão resistente

Postado em: 10-10-2023 às 09h42
Por: João Victor Reynol de Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Spray nasal de escetamina pode ser uma possível solução para tratamento de depressão resistente
O remédio por si já foi aprovado pela Anvisa em 2020 e é usado em conjunto como reforço para o tratamento | Foto:

Um estudo americano recente com spray nasal de escetamina mostrou resultados positivos para o tratamento contra a depressão resistente em comparação com tratamento usual. Esta variação da depressão dificulta a recuperação da saúde emocional de um indivíduo mesmo com a ingestão usual de medicamentos antidepressivos. O remédio por si já foi aprovado pela Anvisa em 2020 e é usado em conjunto como reforço para o tratamento, por ser mais um remédio mais forte que o usual.  

O estudo liderado pelo pesquisador psiquiatra Andreas Reif da Universidade de Frankfurt, concluiu que o grupo de teste no qual fazia uso do spray nasal junto à terapia teve uma resposta melhor ao tratamento. De acordo com a publicação, as chances de recaída emocional em pessoas que usavam o remédio eram menores das quais não utilizam. 

Leia também: Veja o horários do eclipse solar no próximo fim de semana

Continua após a publicidade

Os dados da pesquisa concluíram que um terço dos pacientes com uso do spray não sentiam mais sintomas relacionados com a depressão na oitava semana de observação. Outro fator colaborador foi um efeito prolongado de estabilidade comparado com o controle de apenas um quinto.

Vale lembrar que embora os resultados sejam positivos nesta pesquisa, é necessário uma maior procura nos efeitos deste remédio um público de testes maior e com outros pesquisadores para corroborar os achados. A escatemina, por sua vez, é um analgésico forte e é um derivado do anestésico da Cetamina, com alto poder dissociativo e usado recreativamente por certos usuários de drogas.

Veja Também